A autorização para o corte de 249 árvores para a obra de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ainda depende de uma planta geográfica do terreno que está na Secretaria de Urbanismo (Smurb) e que deve ser enviada à Secretaria do Meio Ambiente (Smam) para que o serviço possa ser liberado.
A ampliação da instituição hospitalar com dois novos prédios vai aumentar em 70% a capacidade. A obra vai ocupar área de 100 mil metros quadrados, custando ao governo federal R$ 408 milhões.
A SMURB não informou quando a planta deve ser enviada à Secretaria do Meio Ambiente, porém a expectativa do engenheiro responsável pelo HCPA, Fernando Martins, é que as obras da nova estrutura do hospital começem ainda na primeira quinzena de maio. Além da derrubada de árvores, o projeto prevê a modificação da fachada e por isso é alvo de polêmicas entre entre defensores do patrimônio histórico e ambientalistas.
A autorização para o HCPA ampliar a estrutura foi dada pela prefeitura de Porto Alegre, após projeto ser sancionado pelo prefeito José Fortunati em março.