
O que parecia não poder piorar, piorou: Porto Alegre atingiu a temperatura histórica de 40,5ºC - a mais alta desde o verão de 1943, quando os termômetros registraram 40,7ºC.
A marca torna esta quinta-feira o dia mais quente dos último 71 anos _ a série histórica que começou a ser medida em 1916.
O dado foi registrada às 17h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Jardim Botânico. Tanto calor é provocado por uma situação de bloqueio atmosférico. Há uma frente fria estacionada no Uruguai, mas o sistema não consegue avançar para o Rio Grande do Sul, por causa dos ventos quentes que descem da região Norte do Brasil, segundo a Somar Meteorologia. Ainda assim, há uma possibilidade breve chuva de verão na sexta-feira à tarde.
Previsão para sexta
As temperaturas seguem muito altas nesta sexta-feira em todo o Estado. As temperaturas serão iguais ou maiores que as registradas na quinta-feira. As máximas podem chegar a 41°C em Campo Bom e São Borja, 40°C em Porto Alegre e 39°C em Camaquã e Santa Maria. Há formação de áreas de instabilidade, com risco de temporal em pontos isolados e pode ocorrer queda de granizo na maioria das regiões, principalmente no Centro, Campanha, região sul e região metropolitana. O Litoral Norte terá tempo bom, com máximas de 31°C em Torres e 33°C em Osório
Previsão para sábado
No sábado, o calor segue intenso e pode aumentar, mas o risco de chuva diminui. A temperatura máxima deve alcançar novamente os 40°C em Porto Alegre e Campo Bom. No Litoral Norte, calor e tempo bom. As máximas ficam em 31°C em Tramandaí e 30°C em Torres

Leia mais:
Meteorologistas explicam por que Porto Alegre vira um forno no verão
ZH tira dúvidas sobre o calorão pelo qual passam os gaúchos
#FornoAlegre: o calorão xingado muito no Twitter
#doleitorZH: pets buscam alternativas para encarar o calor
Entenda por que está tão quente: