Com a confirmação pela Justiça Federal da transferência definitiva do Hospital Universitário da Ulbra de Canoas para a União, o plano de expansão e modernização vai avançar. A garantia é do prefeito de Canoas. Jairo Jorge disse que a Prefeitura estava aguardando apenas essa parte legal para ir até o Ministério da Saúde e apresentar o projeto que prevê investimento de R$ 30 milhões. Conta que o objetivo é dobrar o número de cirurgias por mês, atualmente em seiscentas.
“Nós temos 12 salas de cirurgias prontas, mas precisamos equipá-las. Com todas funcionando, poderemos realizar mil e duzentas cirurgias por mês”, ressalta o prefeito
Jairo Jorge revela que o Hospital Universitário ainda não possui o Plano de Prevenção Contra Incêndio e que isso precisa ser regularizado.
“Temos várias obras para realizar, entre elas, as que foram solicitadas pelos Bombeiros para a liberação do PPCI”, diz Jairo Jorge.
Outro objetivo é tornar o hospital 100% SUS. Atualmente, 10% dos atendimentos ainda são destinados a convênios e particulares. O Hospital Universitário da Ulbra foi adjudicado pela União, em razão das dívidas tributárias da entidade. A administração passou para a Prefeitura de Canoas, que terceirizou o serviço para o Grupo Hospitalar Mãe de Deus.