Passava das 13h quando tocou o telefone do apartamento 706, na concentração do Grêmio em Bento Gonçalves, que Alex Telles dividia até esta quinta-feira com o zagueiro Bressan. No outro lado da linha, em Porto Alegre, pelo celular do advogado Gabriel Vieira, o executivo de futebol Rui Costa informava ao lateral esquerdo que o Galatasaray-TUR finalmente havia sacramentado sua contratação.
- Ele disse que a negociação estava carimbada e era para eu arrumar as minhas coisas. Na hora, tirei um peso das costas. Fiquei muito aliviado e feliz. É sonho de qualquer jogador atuar na Europa. Ainda mais na Liga dos Campeões. Vou com unhas e dentes para jogar o mais rápido possível - descreveu Telles.
Na saída do hotel, cercado por jornalistas e torcedores que registravam a cena com seus celulares, o jogador revelou um fato curioso. Disse ter sentido medo quando Wendell, que agora será seu substituto no time, teve a destacada atuação frente ao Náutico.
- É um guri por quem eu tenho enorme respeito. Falei que fiquei com medo quando ele jogou contra o Náutico - sorriu. - Mas foi um medo bom. Espero realmente que ele seja valorizado. Me espelhava muito nele. Me vi nele na sua chegada ao Grêmio - contou.
As idas e vindas nas tratativas perturbaram Alex Telles. Nos últimos dias, era visível seu aspecto de preocupação durante os treinamentos. Agora, tudo está superado. E até foi possível brincar com a situação.
- Me despedi da minha família umas cinco vezes - brincou o jogador, cujas três malas já estavam prontas desde a semana passada, como contou João Ribeiro, sócio do empresário Fernando Otto, que veio buscá-lo em Bento Gonçalves.
O lateral se diz satisfeito por ter ajudado o Grêmio dentro e fora de campo. A negociação renderá ao clube cerca de R$ 8,8 milhões, pagos praticamente à vista. O dinheiro, segundo a direção, será usado na quitação de alguns valores ainda pendentes de salários e direitos de imagem.
- É um salto gigantesco que estou dando, um sonho que estou realizando. Não vejo a hora de poder atuar com grandes jogadores. Taffarel (treinador de goleiros) e Felipe Mello já me deram as boas vindas - disse.
Nos primeiros dias, Telles terá somente o empresário Fernando Otto como companhia em Istambul. Depois, chegará a família. Primeiro, os pais, em fevereiro. A namorada passará férias em abril e irá se mudar em definitivo no mês de junho.
- Ele vai vencer na Europa, com certeza. Disse pra ele que o desafio agora é ser o melhor lateral esquerdo da Liga dos Campeões - comentou o assessor de futebol Marcos Chitolina, depois de dar o último abraço em Telles.