Cerca de duas mil casas foram destelhadas em Fontoura Xavier, no norte do Estado, devido a um temporal na madrugada desta segunda-feira. O número representa 45% das residências do município, conforme a prefeitura.
A chuva de granizo e o vento forte começaram por volta da meia-noite, causando estragos na área urbana e no interior. Conforme a prefeitura, os moradores relataram que algumas pedras tinham o tamanho de uma laranja. Mais de 20 rolos de lona foram distribuídos pela prefeitura e o estoque do material no município acabou:
- Não há mais lonas nas lojas daqui e tivemos que encomendar de Soledade, cidade vizinha - relata o prefeito Tiago Zanotelli.
Houve queda de muros e árvores e estradas do interior estão interditadas. Com isso, 60% do transporte escolar não funcionou. Lavouras de milho e de fumo foram totalmente destruídas pelo granizo e a Emater realiza o levantamento das perdas.
Segue chovendo no município, o que dificulta o trabalho de reconstrução. Alguns moradores tiveram as casas alagadas e perderam móveis e eletrodomésticos. Moradores do interior também estão sem energia elétrica. Na manhã desta segunda-feira, cerca de 500 pessoas aguardam na prefeitura para receber telhas.
- Nunca houve um temporal tão intenso no município. Duas equipes trabalham para realizar o levantando os danos e devemos decretar situação de emergência - afirma o prefeito.
As vilas mais atingidas foram a Crespani, Casa Grande, Candinha, Assis e Britador. Já as comunidades do interior que mais tiveram perdas foram a Picada Silveira, Linha São Francisco, São Roque, Linha Café e Pedras Brancas.
Chuva de granizo
Temporal destelha cerca de duas mil casas em Fontoura Xavier, no Norte
O número representa 45% das residências do município, conforme a prefeitura
Fernanda da Costa
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project