Viajar para fora do país é bem mais do que testar as habilidades adquiridas em um curso de idiomas. Por melhor que seja o estudo, a sala de aula é um ambiente seguro. Longe dela, em meio a falantes locais, é tudo mais intenso. Situações adversas do cotidiano serão testes significativos.
> Leia mais
Veja cinco conselhos que ajudam na hora da escolha de um curso de idioma
Por que é importante superar a timidez para aprender melhor um idioma
Estudantes falam sobre a influência do aprendizado de um idioma em projetos de vida
Como valorizar oportunidades de aprendizado fora de sala de aula
Mas, antes disso, alguns cuidados evitam desilusões: verificar as acomodações, se casa de família, residência para estudantes ou dormitório de universidade, além da quantidade e qualidade da exposição à língua-alvo. É útil buscar orientação com quem já viveu a experiência. Quanto antes você se organizar, melhor (no mínimo seis meses antes). A começar por:
1. Checar a validade do passaporte. Se ainda não tem o documento ou está vencido, tem de ir até a unidade mais próxima da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).
2. A vacinação está em dia? Entre elas, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano e hepatite B.
3. Dê preferência para um país que combine com os seus gostos. Clima e hábitos alimentares também pesam.
Principais exigências de alguns destinos
> Austrália
O visto é eletrônico. Para viagem a turismo e estudos até 90 dias, o pedido deve ser solicitado no site www.immi.gov.au , e a demora é de 10 a 15 dias úteis. Para viagens a estudos acima de 90 dias e negócios, o pedido dever ser encaminhado a embaixada (www.brazil.embassy.gov.au) sem necessidade de entrevista. O processo demora de 20 a 30 dias úteis. O país é bastante exigente em relação aos documentos. Solicita comprovação de renda e de vínculos com o país de residência.
> Canadá
O consulado exige comprovação de renda e vínculos com o país de origem. Para um curso de até seis meses, o procedimento é o mesmo de turismo, e a demora é de 15 a 20 dias úteis. Se o curso for superior a seis meses, o visto exigido é o de estudante. Para isso, será necessário apresentar a aceitação da escola e fazer exames de saúde com um médico credenciado. A demora para a emissão é de 30 a 40 dias úteis. Pedidos de visto são encaminhados sem necessidade de entrevista.
> Espanha
Se o tempo de permanência não passar dos 90 dias, não precisa autorização. Se o período for maior, é necessário encaminhar o visto de estudante no consulado da Espanha, em Porto Alegre. Após encaminhar os documentos, a emissão leva de 20 a 30 dias.
> EUA
O visto requer entrevista. Tem de ir duas vezes, uma no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e a outra no consulado de SP, em datas diferentes. No CASV, são feitas a coleta de digitais e a foto biométrica. O prazo para a devolução do passaporte é de seis a 10 dias.
Cursos com menos de 18 horas não exigem visto de estudante, só o de turista (cujos agendamentos das entrevistas é de duas semanas, aproximadamente).
> França
Para períodos de permanência superiores a 90 dias, é preciso ir pessoalmente ao consulado em São Paulo. Tem de agendar um horário de entrevista no site . Após o pedido, a emissão é feita no prazo de um a dois dias úteis para retirada em São Paulo ou de 10 dias, quando é enviado a Porto Alegre ou a outras cidades pelos Correios. Não exige visto, se o viajante ficar menos do que três meses.
Fontes: Top Vistos, sites da Student Travel Bureau (www.stb.com.br) e da Central de Intercâmbio (www.ci.com.br)
Exames de proficiência
Há cursos de Ensino Superior, mestrados e doutorados no Exterior que dependem de testes de proficiência. O que é útil a acadêmicos em busca de bolsas e profissionais à procura de trabalho agora vem atraindo outro público.
- As provas têm despertado interesse de pais de crianças e adolescentes, pois representam um passo à frente para as carreiras dos seus filhos - afirma Maria Cláudia Bido, coordenadora do Unilínguas.
Ela cita o PET e o FCE, ambos da Cambridge. Confira outros:
Inglês
Toefl - www.ets.org
Ielts - takeielts.britishcouncil.org
Espanha
DELE - diplomas.cervantes.es
França
DELF e DALF - www.aliancafrancesabrasil.com.br
Alemão
onDAF e o exame do Instituto Goethe - www.goethe.de
Itália
Celi e CILS - www.cvcl.it
Oportunidade de estudar lá fora
O Programa Ciência sem Fronteiras vem experimentando um salto significativo desde o segundo trimestre de 2012. E ainda cresce. De 4,5 mil bolsas implementadas até março para 13,9 mil no final de maio. Essas bolsas são aquelas em que o bolsista já recebeu ao menos um pagamento, embora o período de vigência possa não ter iniciado. Os recursos são para despesas necessárias à viagem.
A modalidade preferida é a chamada Graduação Sanduíche no Exterior. Engenharia e demais áreas tecnológicas são as principais áreas, e o destino mais comum são os EUA. A meta brasileira para o ano é 45 mil bolsas. O programa tem até um curso de idiomas online www.myenglishonline.com.br, destinado aos alunos de graduação e pós-graduação. Veja mais em www.cienciasemfronteiras.gov.br
QUIZ ONLINE
ZH propõe questões em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para você testar o seu conhecimento nos idiomas. As situações hipotéticas foram sugeridas aos professores pela reportagem. Alguns deles fizeram ajustes, procurando colocar em teste dúvidas comuns. Outros lembram que interagir de forma adequada em outro país vai além do conhecimento de gramática. Implica conhecer os costumes daquela cultura.
Faça o teste e veja como está seu conhecimento na língua desejada