Amplie o contato
Quanto mais tempo dedicado ao estudo do idioma, mais rápido o aprendizado - considerando que seja um tempo gasto com qualidade. Com o ritmo de vida atual, no entanto, a dedicação exclusiva pode ser pouco provável. Então, é preciso ser criativo, apoiando-se nos mais diversos recursos (principalmente por meio da internet e da tecnologia).
- Filmes, músicas, jornais e revistas estão disponíveis na internet e podem ser facilmente acessados, constituindo uma ferramenta divertida e importante - afirma Antônio de Ruggiero, professor de italiano.
Além de caírem no gosto dos estudantes, as séries estrangeiras são eficientes também.
- É incrível a quantidade de gírias e expressões que a gente aprende com esse tipo de programa de TV. Eu percebia que os alunos com o maior nível de fluência na sala de aula eram sempre aqueles que assistiam a séries estrangeiras - comenta o professor de inglês Mauro Schneider.
Levar o idioma para o cotidiano, associando-o a hábitos e gostos, é ainda a saída para quem não quer perder o que conquistou após encerrar um curso.
- Manter o idioma em dia é um dos desafios que muitos estudantes enfrentam. Ter adquirido uma outra língua é um patrimônio, portanto, o falante deve investir em ações para não perdê-la - alerta Henry Lorencena, professor de espanhol.
Assistir a palestras culturais, organizar reuniões com antigos colegas ou mesmo usar o que as novas tecnologias oferecem são formas de continuar o contato.
Afinal, o que se aprende precisa ter aplicabilidade real - é exatamente isto que os intercâmbios testam. Então, simule 'intercâmbios' sem sair do país.
> Leia mais
Veja cinco conselhos que ajudam na escolha de um curso de idioma
Por que é importante superar a timidez para aprender melhor um idioma
Estudam falam sobre a influência do aprendizado de um idioma em projetos de vida
Estudar línguas no Exterior exige organizar-se com antecedência
Varie e fuja da rotina
O contato prolongado com o idioma pretendido é ótimo, mas os professores ressaltam que isso tem de ser uma experiência interessante, agradável, e não algo mecânico, no fazer por fazer. É importante variar.
A dica deles é usar instantes ao longo do dia. O deslocamento para a escola ou para o trabalho pode servir para memorizar conteúdos. Ou para ouvir emissoras de rádio e gravações no outro idioma. Na academia, aproveite para ouvir diálogos em áudio ou músicas. Tarefas do cotidiano em casa podem estar acompanhadas de escuta também: enquanto lava a louça, arruma o quarto, passeia com o cão. No caso de dispor de TV a cabo, zapeie os canais no idioma a fim de encontrar programas bacanas. É bom que isso esteja associado a prazer.
Direto na sua tela
Com características de redes sociais, sites para praticar um idioma são bem recomendados. Para cursos online, os professores lembram que é preciso ter disciplina e um roteiro que avalie se há avanços. E insistem: a interação com falantes ao vivo, cara a cara, faz muita diferença. Veja alguns:
Duolingo
www.duolingo.com
O site permite até baixar o aplicativo em tablets e celulares.
Babbel
www.babbel.com
Você se cadastra, adiciona amigos e ainda testa o idioma.
Palabea
www.palabea.net
Tem fóruns de discussão e grupos de estudo. É possível postar fotos e vídeos.
Italki
www.italki.com
Portal reúne quem quer aprender um novo idioma.
Lang
www.lang-8.com
Falantes nativos do idioma corrigem frases para você.
Live Mocha
www.livemocha.com
Tem cursos gratuitos em dezenas de línguas.
Busuu
www.busuu.com
Tem até videoconferência para conversar com usuários nativos do idioma estudado.
NHK
www3.nhk.or.jp
A única emissora pública do Japão mantém site de graça e de qualidade para que os brasileiros possam aprender o idioma. Além desta opção, há vários programas gratuitos que podem baixar da internet para android, como JED, obenkyo e aedict.
One World Italiano
www.oneworlditaliano.com
Ideal para exercitar o idioma. E no www.adgblog.it, é possível ter acesso a canções na língua.
No lazer também
A internet pode ser uma grande aliada para os estudantes
> Misture o estrangeiro em meio a frases na língua-mãe. Pode parecer pouco, mas o vocabulário vai crescendo sem notar, na base da brincadeira. O professor Mauro Schneider conta: "Onde trabalho, um porteiro vem tomar chimarrão no meu setor. Como, às vezes, vê eu e minha colega misturando português com inglês, ele já entrou na onda. Agora, depois de tomar o chimarrão, ele diz "thank you" ou "one more". Isso é muito legal! Aos poucos, o número de expressões vai aumentando, sem nem sentir".
> Faça parte de grupos de conversação, una-se a grupos com os mesmos objetivos nas redes sociais, vá ao cinema evitando as legendas e incentive membros da família ou amigos a cursarem o mesmo idioma.
> Para crianças que estudam inglês, há o desenho Word World. Nele, todos os elementos têm o formato da palavra. O corpo do porco, por exemplo, tem o formato da palavra PIG, e assim por diante. Assista a vídeos no site www.wordworld.com
> Tente aliar o aprendizado de algum hobby. Se quer ver um tutorial de maquiagem, alguma receita de bolo, como pintar a parede da sala (tudo isso está disponível no YouTube), tente assistir na língua estrangeira. Além de aprender a técnica que você deseja, de quebra praticará o idioma. E de forma leve, sem pressão.
> Assista a palestras TED (também em inglês). No site dá para praticar a interpretação (http://ed.ted.com)
> O Coursera (www.coursera.org) tem cursos diversos de especialização online grátis com professores das melhores universidades do mundo.
> A rede de notícias britânica BBC tem uma parte destinada apenas a quem quer praticar inglês (http://zhora.co/inglesBBC)
> Pesquise por lugares que promovem eventos voltados à prática de um idioma. Um site destinado a descobrir onde ocorrem eventos para praticar inglês, em todo o Brasil, é o www.meetup.com/find/
QUIZ ONLINE
ZH propõe questões em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para você testar o seu conhecimento nos idiomas. As situações hipotéticas foram sugeridas aos professores pela reportagem. Alguns deles fizeram ajustes, procurando colocar em teste dúvidas comuns. Outros lembram que interagir de forma adequada em outro país vai além do conhecimento de gramática. Implica conhecer os costumes daquela cultura.
Faça o teste e veja como está seu conhecimento na língua desejada