A quatro meses da inauguração prevista, as obras no estádio do Cruzeiro se aproximam dos 50% da conclusão. O clube não terminará as obras do seu novo estádio em Cachoeirinha a tempo de jogar o Gauchão na nova casa _ o que já era previsto. A corrida contra o tempo é para fazer o primeiro jogo na nova casa no dia 14 de julho, data que marca o centenário do clube. Apesar do pouco tempo que resta, o presidente Dirceu de Castro confia na finalização das obras nos próximos quatro meses:
- Nós estamos com praticamente 50% das obras concluídas. Os pré-moldados ficam prontos, no máximo, em três meses, com todas as arquibancadas. A previsão de conclusão é de julho a agosto. Estamos fazendo a terraplenagem do campo, que deve ficar pronto em 60 dias. Nós temos uma data que conservamos para a inauguração, esperamos cumprir: 14 de julho, que é o centenário do clube - explicou o presidente.
Atento ao que ocorre com o Grêmio, que tem tido problemas na parceria com a construtora da Arena, Dirceu de Castro garante que o Cruzeiro não viverá situação semelhante. Segundo o presidente, a gestão será compartilhada com a construtora apenas no setor comercial e em outros eventos, como shows. A parte do futebol será de total responsabilidade e autonomia do clube.
- Temos uma negociação praticamente fechada para uma administração que será feita com uma empresa, mas ela não terá ingerência sobre o futebol. O Cruzeiro será totalmente responsável pela administração e verbas do futebol. O que vamos terceirizar é a parte comercial e de eventos - ressaltou.
Na avaliação do presidente, que liderou o projeto do novo estádio, a mudança para Cachoeirinha é positiva para o Cruzeiro. Para ele, os torcedores porto-alegrenses seguem fiéis e, ao mesmo tempo, surgem mais fãs na nova cidade - que já se mobiliza. Dirceu prevê uma nova realidade financeira para o clube.
- Vai aumentar o número de admiradores do Cruzeiro. Ao trocar Porto Alegre por Cachoeirinha, não vamos perder os torcedores antigos e ainda vamos ganhar novos adeptos. Fizemos uma campanha e temos 300 novos sócios. Desses, 90% são de Cachoeirinha. Vamos ter uma arena para 16 mil pessoas, voltada também para outros eventos. Terá facilidade de locação para eventos. Temos um projeto para o entorno, onde a nossa área vai ter uma parte comercial muito grande, com lojas, supermercados, posto de gasolina. O Cruzeiro vai ter uma participação bem grande.