Um avião monomotor modelo Embraer 720, tipo Minuano, de prefixo PT-RIK, caiu logo após decolar da pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre, por volta das 14h30min dessa sexta-feira. Oito pessoas estavam a bordo, incluindo três crianças. Ninguém morreu.
Unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestar atendimento às vítimas, que tiveram escoriações e ferimentos leves. O avião caiu na "cabeceira 24", lado oposto à BR-364.
Ao sentir problemas na condução da aeronave, o piloto Wesley da Silva Oliveira tentou fazer um pouso forçado, mas já não havia mais pista. A aeronave entrou 150 metros na mata. A pista do aeroporto ficou 37 minutos interditada para atender a ocorrência.
Representantes do Serviço de Pesquisa de Investigação e Prevenção de Acidentes, com sede em Manaus, chegam neste sábado para fazer os primeiros relatórios. A aeronave já está coberta por uma lona à espera dos técnicos.
- Todas informações de natureza técnica a respeito das condições da aeronave só poderão ser fornecidas pela equipe do serviço de pesquisa - adiantou o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Rio Branco, Jaílson Araújo.
Há desencontros de informações a respeito do destino da aeronave. O dono do equipamento, Antônio Grandidier, bastante nervoso, afirmou que o destino era a cidade de Eirunepé, no Amazonas. A superintendência da Infraero em Rio Branco já informa que o destino seria Envira, também no Amazonas, fazendo escala no município acreano de Manuel Urbano.
- A aeronave é minha e transportava pessoas por um favor que eu estava fazendo a uma pessoa de Eirunepé - afirmou Grandidier, proprietário da empresa Taxi Aéreo Pauiniense. Grandidier não quis informar sobre a manutenção da aeronave.