Caminhar algumas quadras ladeira acima ou abaixo não estava nos planos dos usuários que costumavam embarcar e desembarcar na estação Eça de Queirós, na parte plana do corredor de ônibus da Protásio Alves, em Porto Alegre.
Mas com as obras de implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que promete agilizar o transporte coletivo da Capital, veio a indigesta novidade: uma das paradas mais movimentadas do Petrópolis deixará de existir.
- Só ficamos sabendo porque perguntamos a um dos engenheiros da obra. Depois, questionamos a prefeitura, mas ainda não nos deram retorno sobre o que será feito da estação. Então, decidimos fazer um abaixo-assinado - conta Marilu Fernandes, artista plástica e moradora da região.
No documento, os solicitantes devem mencionar se são idosos ou se têm alguma deficiência, pois este deve ser um dos argumentos contra a exclusão da estação - ao lado de alegações como a falta de segurança no deslocamento até a parada ou na volta para casa durante a noite.
A retirada do ponto da Eça de Queirós é, por enquanto, a única prevista no projeto de adaptação do corredor de ônibus para o padrão BRT. O posicionamento da estação, a menos de 250 metros de outra (a João Abott), prejudicaria o tempo de deslocamento das linhas, justifica Luís Cláudio Ribeiro, coordenador do projeto MetrôPoA e Sistema BRT.
- A estação Vicente da Fontoura será reposicionada e deve ficar entre Lucas de Oliveira e Corte Real, ficando a apenas uma quadra de distância da parada que foi removida - esclarece.
De acordo com Ribeiro, os critérios para alocação de paradas de ônibus seguem manuais internacionais que preveem distanciamento de 400 a 600 metros entre uma e outra - intervalo que deve proporcionar equilíbrio no número de passageiros por parada, garantir o cumprimento do tempo de viagem e evitar o aumento de filas de ônibus.
Polêmica no transporte
Mudança em parada de ônibus gera abaixo-assinado na Capital
Ponto do bairro Petrópolis será retirado com implantação do sistema BRT
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project