Geral

Jogo Contra a Pobreza

Em clima festivo, time de Ronaldo supera os amigos de Zidane por 3 a 2 na Arena

Bebeto, Cacá Ferrari e Damião marcaram para o time de branco; Zidane e Falcão para o azul

Leandro Behs

Enviar email
Zidane (E), Neymar (C) e Ronaldo (D) foram alguns dos craques que atuaram na Arena do Grêmio

E a Arena do Grêmio recebeu a história dos últimos 30 anos do futebol mundial. De Zico a Neymar, passando pelos donos da festa, Ronaldo e Zidane, os quase 60 mil torcedores presentes ao estádio assistiram ao retorno do futebol refinado, aos toques de classe, lampejos de genialidade, gols e, sobretudo, contribuíram com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) no Jogo Contra a Pobreza.

GALERIA DE FOTOS: As imagens da vitória do time de amigos do Ronaldo
GALERIA DE FOTOS: Os bastidores do Jogo Contra a Pobreza
VÍDEO: Craques chegam à Arena do Grêmio para o Jogo Contra a Pobreza

Além disso, com tantas grifes em campo, foi possível sentir um certo ar de Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. A vitória de 3 a 2 do time de Ronaldo sobre o de Zidane corou a festa na Arena.

Nas arquibancadas, um mosaico de bandeiras de diversos clubes, com a predominância das do Grêmio, é claro, que conviviam pacificamente com as do Inter. Aos 39 anos, o goleiro Dida assinou com o Grêmio, à tarde, e estreou na Arena cinco horas depois.

Precisou sair logo aos 18 minutos, com dores no joelho esquerdo, após um choque com o argentino Sorín. Danrlei entrou em seu lugar e, como era de se esperar, foi ovacionado.

Zidane é uma figura tão marcante que nós, brasileiros, não conseguimos ter bronca dele, ainda que o francês tenha nos tirado o sonho da Copa por duas vezes: em 1998 e em 2006. Ao enquadrar o corpo e acertar um lindo chute na trave, Zidane teve o seu nome gritado em coro na Arena.

Aos 36 minutos, um gol e um resumo do futebol brasileiro: Zico passou para Ronaldo, o camisa 9 lançou Neymar, que encostou para Bebeto apenas empurrar para o gol. 

- Estou muito satisfeito e muito agradecido pelo apoio da torcida. Estou com muita dor na virilha, vou dar lugar para outro - disse Ronaldo, no intervalo.

Com dores, Ronaldo voltou para o segundo tempo e saiu aos dois minutos. Foi aplaudido de pé na Arena, como deveria ser. Zidane, esbanjando boa forma, buscava a reação. Não queria perder para Ronaldo no Brasil. O clima de festa teve também uma pincelada de Gre-Nal, quando o colorado Leandro Damião era vaiado cada vez que tocava na bola.

E não demorou para que Zidane encontrasse Falcão. O craque do futsal parecia em quadra quando acertou um belo chute da entrada da área, sem chances para Danrlei. E Zidane tratou de ganhar de novo. O francês achou Loco Abreu na entrada da área, o uruguaio deu um passe de craque para Zidane bater de primeira e virar o jogo.

Com o 2 a 1, Zidane deixou o jogo sob intensos aplausos. Deco voltou ao jogo em seu lugar. Jardel também foi a campo, com a sua eterna camisa 16 às costas. Aos 34 minutos, Cacá Ferrari empatou após cruzamento de Djalminha. Leandro Damião, sob vaias, marcou na Arena aos 41 e virou o jogo para o time do craque brasileiro.

Ronaldo sonhava vencer Zidane. E conseguiu. Mas, o principal, é o legado do jogo: a doação para projetos assistenciais da ONU. Ao final do espetáculo, ficou aquele sentimento: se todos eles ainda jogassem, o mundo seria bem melhor.

Jogo Contra a Pobreza - 19/12/2012

AMIGOS DO RONALDO (3)
Dida (Danrlei); Cafu (Cacá Ferrari depois Bruno), Júnior Baiano (Réver), Roque Júnior (Amaral) e Roberto Carlos (Serginho); Paulinho, Emerson (Roger Flores), Zico (Leandro Damião); Ronaldo (Djalminha), Neymar (Juninho Paulista) e Bebeto (Lucas)
Técnico: Márcio Atalla

AMIGOS DO ZIDANE (2)
Victor Baía (Diego Cavalieri); Salgado (Welerson), Montero (Dedé), Hierro (Gamarra) e Sorín (William); Karembeu (Guiñazu), Deco (Alex), Solari (Ljungberg), Nakata (Falcão); Zidane (Deco), Pauleta (Loco Abreu depois Jardel)
Técnico: Paulo Paixão

Gols: Bebeto (R), aos 36min do primeiro tempo; Falcão (Z), aos 15min e Zidane (Z), aos 20min e Cacá Ferrari (R), aos 34min e Leandro Damião (R), aos 41min do segundo tempo.

Cartões amarelos: nenhum.

Arbitragem: Pierluigi Collina (Itália), auxiliado por Altemir Hausmann e Tatiana Freitas.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Vitrola

00:30 - 02:00