Até o fim da tarde desta quarta-feira, pelo menos cinco municípios já haviam decretado situação de emergência em função dos estragos provocados pelos temporais que atingiram o Estado. Outras 19 cidades encaminharam à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).
Por volta das 18h desta quarta-feira, Santo Cristo, Porto Lucena, Panambi e Viamão já haviam calculados os prejuízos causados pelo clima, e encaminharam os decretos à Defesa Civil estadual. Outra cidade que já elaborou o documento é Palmeira das Missões.
- Foram mais de 700 casas atingidas. Além disso, sete escolas municipais, seis postos de saúde e o CTG 35, onde acontecia uma ronda crioula e houve pânico, foram danificados. Já distribuímos mais de 5,6 mil metros de lona e estamos aguardando vir mais de Porto Alegre, porque aqui acabou. A situação está muito complicada - explica o secretário de Administração, Alfredo Ávila.
De acordo com o tenente da Defesa Civil, Marcelo Abade, esse número deve aumentar nas próximas horas.
- Tanto as notificações, quanto os decretos, estão chegando no final da tarde. Nesta quinta-feira devemos receber manifestações de outros municípios. É um número que vai variar bastante - afirma o tenente.
Um dos municípios que ainda não foi contabilizado é Cruz Alta, que está finalizando o decreto no Noroeste. De acordo com o coordenador local da Defesa Civil, Antônio de Oliveira, enquanto o documento é encaminhado, a prefeitura já iniciou a distribuição de lonas e telhas.
- Tivemos mais de 100 casas destelhadas. Muitas dessas famílias não têm condições de consertar imediatamente os estragos e precisam de ajuda - ressalta Oliveira, que espera para esta quinta-feira a visita de técnicos da Defesa Civil estadual.
Municípios que já notificaram a Defesa Civil sobre estragos
- Giruá,
- Soledade,
- Constantina,
- Porto Vera Cruz
- Cerro Grande do Sul
- Sarandi,
- Não-me-toque,
- Alegria,
- Colorado,
- Itapuca,
- São Jerônimo,
- Sentinela do Sul,
- Santa Rosa
- Arvorezinha,
- Sertão Santana,
- Porto Lucena,
- Inhacorá,
- Mormaço,
- Tapera.
Efeitos do temporal
Oito municípios gaúchos já decretaram situação de emergência
Outras 19 cidades de diferentes regiões notificaram a Defesa Civil sobre estragos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: