Um Inter irreconhecível, principalmente no primeiro tempo, quase deixa de pontuar no Brasileirão contra um Sport candidato ao rebaixamento à Série B. O time de Fernandão saiu perdendo por 2 a 0 - gols de Rithely e Gilsinho -, mas Cassiano e Leandro Damião conseguiram marcar e permitiram ao Inter somar ao menos um ponto e seguir vivo na luta por uma vaga no G-4 do campeonato nacional. Com 37 pontos, o Inter se mantém na sétima posição, a seis pontos do Vasco, que é o quarto colocado.
GALERIA: Veja imagens da partida no Beira-Rio
Pela Libertadores, o Inter mobilizou-se para derrotar o Sport. O preço do ingresso foi reduzido a R$ 10, a fim de que o torcedor empurrasse a equipe - mesmo com a intermitente chuva. Somente uma vitória poderia manter vivas as esperanças de aproximação ao G-4. Mas, no começo do jogo, parecia que o jogo estava marcado para a Ilha do Retiro. O Sport foi ao ataque e, antes dos cinco minutos, já havia obrigado Muriel a realizar duas boas defesas.
A resposta do Inter não tardaria. Forlán deixou Leandro Damião cara a cara com o goleiro. O centroavante, porém, em vez de dominar a bola e chutar, tentou marcar de letra. A conclusão saiu fraca, facilitando a defesa de Saulo. Minutos depois, Edson Ratinho arriscou de longe e Saulo conseguiu espalmar a escanteio. E foi só. As coisas ficariam muito piores para o Inter.
As sucessivas falhas de marcação coloradas foram punidas aos 35 minutos. Gilsinho lançou Rithely que, aproveitando-se de um buraco na defesa, bateu sem chances para Muriel. Os poucos colorados presentes ao Beira-Rio murcharam. E desabariam aos 41, quando Gilsinho mergulhou na pequena área, para desviar um cruzamento. Parecia mentira, mas o Sport, um dos fortes candidatos ao descenso, foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.
- Não estamos conseguindo finalizar. Temos que melhorar, senão, vamos perder - disse Damião.
- Tem que acertar tudo - esbravejou D'Alessandro, enquanto a equipe dirigia-se ao vestiário sob vaias.
No retorno para o segundo tempo, com Cassiano no lugar de Dourado, Fernandão comentou:
- Nos desorganizamos. Poderíamos ter levado o terceiro.
Obrigado a atacar, o Inter foi à frente. Criou alguns lances na área do Sport, sem que Saulo precisasse fazer defesas mais complexas. A partir dos 15 minutos, com uma falta cobrada por D'Alessandro, próxima ao gol, o Inter cresceu. Dois minutos depois, a reação. Damião cruzou na área, Moledo cabeceou, Saulo espalmou e, no rebote, Cassiano mergulhou de cabeça.
O gol deu nova alma ao Inter, que atirou-se ao ataque. Aos 30, Moledo correu pela ponta e cruzou para Leandro Damião surgir na área e bater seco, sem chances para Saulo.
Com o 2 a 2 e o apoio da torcida, o Inter tratou de buscar forças para a virada. Damião aparou um cruzamento de Ratinho, mas cabeceou para fora. A reação do segundo tempo merecia o 3 a 2, que não veio.
Brasileirão - 25ª rodada - 16/9/2012
INTER (2)
Muriel; Edson Ratinho, Rodrigo Moledo, Índio e Zé Mário (João Paulo, 38'/2º); Rodrigo Dourado (Cassiano, int.), Guiñazu, Fred e D'Alessandro; Diego Forlán (Lucas Lima, 20'/2º) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão
SPORT (2)
Saulo; Cicinho, Bruno Aguiar, Edcarlos e Renê (Willians, 32'/2º); Tobi, Rithely (Rivaldo, 36'/2º), Moacir e Hugo; Gilsinho (Willian Rocha, 23'/2º) e Felipe Azevedo. Técnico: Waldemar Lemos
Gols: Rithely (S), 35min e Gilsinho (S), aos 41min do 1º tempo; Cassiano (I), aos 17min, Damião (I), aos 30min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cicinho, Gilsinho, Edcarlos, Willian Rocha (S).
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Local: Estádio Beira-Rio.