Pergunte a Felipe Suhre onde fica o Alegrete: ele não só sabe, como também morre de orgulho da cidade e do Estado em que nasceu há 31 anos. Aliás, 31 é também o dia desta semana em que ele celebra dois anos na equipe do Mais Você, programa diário das manhãs da Globo no qual o repórter faz o que mais gosta: contar histórias.
- Adoro a possibilidade de trabalhar em um programa popular, onde estou perto das pessoas e faço reportagens para diverti-las. Levar alegria com qualidade não tem preço - comenta Felipe, que tem a fama de estar sempre de bem com a vida. - Certo dia, uma telespectadora me parou e perguntou: "Você tá rico?". Eu disse: "Rico, por quê?". E ela: "É que você está sempre rindo na TV". Tem coisa melhor do que isso?
Antes de se decidir pelo jornalismo, Felipe trilhou um caminho diferente. Aos 17 anos, passou no vestibular para Medicina e cursou três semestres até concluir que queria outra coisa na vida. Resolveu ser ator. Dá para imaginar a reação dos pais do rapaz?
- Inicialmente, eles ficaram chocados, é claro - conta Felipe. - Imagina um filho abrir mão de ser médico para fazer teatro. Depois que viram que eu realmente queria aquilo, me deram todo o apoio do mundo. São maravilhosos.
Após três anos de aulas de curso profissionalizante na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio, o alegretense começou a ralar fazendo testes e pontas na TV - até em Malhação atuou. Um dia, aos 23 anos, decidiu tentar um plano B na Cidade Maravilhosa. Ingressou na faculdade de Jornalismo e adorou o mundo da comunicação. O curso foi trancado por um semestre para Felipe ir a Londres, onde - além de estudar inglês - limpou muito banheiro e catou lixo para pagar as contas. Na volta, formou-se e passou a integrar a equipe do Profissão Repórter:
- Era esse mesmo o meu destino. Tudo o que fiz me trouxe até aqui. Acredito que um jornalista é resultado de tudo o que viveu, de seu olhar sobre o mundo.
A convivência com Caco Barcellos foi um dos pontos altos do período em que ficou no programa. Já na primeira vez em que encontrou o jornalista, Felipe disse que ficou surpreso com a humildade de Caco, também gaúcho:
- Estávamos em São Paulo e falamos muito do Sul. No fim do dia, eu precisava ir até a rodoviária, e ele me deu carona. Caco é de uma simplicidade ímpar.
A vontade de retornar ao Rio o levou ao Mais Você em 2010, como repórter do programa de Ana Maria Braga. Histórias divertidas gravadas com o público são a tônica do seu trabalho, e Felipe ainda se surpreende com a popularidade que conquistou em tão pouco tempo:
- Curto muito estar no meio do povo.