Destruído por um vendaval há um ano, o prédio da Capela Nossa Senhora do Rosário, que fez parte da vida da comunidade Sete de Setembro nos últimos 50 anos, ainda está em ruínas. Na época, a imagem do crucifixo na parede, única a ser poupada da destruição, impressionou por manter-se em pé.
Os entulhos rodeiam a base do antigo prédio, onde apenas o piso restou. Janelas e tijolos empilhados no local, aguardam por reutilização na construção de uma nova Igreja. Mas a falta de recursos impede as 20 famílias de concretizar o objetivo.
As missas aos domingos que serviam de momento para encontro e confraternização das famílias, já não são realizadas. O sino que tocava chamando os moradores para a celebração, está calado. O pouco que sobrou do vendaval, uma imagem do Cristo crucificado, uma eucaristia, uma capelinha e três bancos, foi guardado numa sala de aulas desativada, ao lado de onde ficava a igreja. É ali que o padre da paróquia São Pedro, Paulo Cesar Bernardi realiza uma missa mensal, na tentativa de manter a comunidade unida.
- Não tem luz, as janelas estão quebradas e o chão está ruindo, é até perigoso, mas é só o que temos - conta a moradora Viviane Badalotti.
A aposentada Érica da Silva Medeiros, 79 anos, batizou os três filhos na capela e se emociona ao ver como o local ficou após enfrentar a fúria do temporal. Para ela, a comunidade não é mais a mesma.
- A gente caminha por aqui, sente que está faltando algo, a igreja era a alma da comunidade, parece que levaram um pedaço da gente - conta.
É com rifas e promoções que os moradores tentam levantar o dinheiro necessário para a reconstrução da igreja. Um arquiteto foi contratado para fazer o projeto, e a comunidade tem pedido doações, com auxílio da Paróquia São Pedro, a que pertence.
Sem estrutura, eles se oferecem para ajudar em promoções de comunidades vizinhas, como jantares e festas, para arrecadar o necessário. Formada por agricultores de origem humilde, a localidade a 25 quilômetros do centro de Erechim deve continuar trabalhando para ver concluído o seu sonho.
Norte do Estado
Comunidade sonha reconstruir Igreja destruída por vendaval em Erechim
Rifas e pedidos de doação feitos por moradores ajudam a guardar dinheiro necessário à obra
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: