Em visita à capital gaúcha, a presidenta Dilma Rousseff manifestou solidariedade à população do Rio de Janeiro pelo desabamento de três prédios. O acidente já havia feito pelo menos quatro vítimas fatais até às 17.
- Gostaria de me solidarizar com o povo do Rio de Janeiro, principalmente com as famílias daquelas pessoas que foram atingidas por essa catástrofe, que foi a derrubada do edifício e depois a queda dos outros - disse a presidenta que está em Porto Alegre, onde participa de atividades do Fórum Social Temático 2012 (FST).
Dilma disse que está acompanhando a situação com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes.
- Acompanhei hoje todo o esforço que o governo do estado e a prefeitura estão fazendo e transmiti a eles também a esperança que sejam encontradas [as pessoas que estavam nos prédios] com vida, após o esforço que estão fazendo de resgatar aquelas que ainda estão soterradas.
A presidenta falou sobre a tragédia no Rio de Janeiro durante uma cerimônia que formalizou o pagamento de uma dívida da União com a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), no Palácio Paratini, sede do governo gaúcho.
Viagem cancelada
Devido ao desabamento dos três prédios, a presidenta cancelou a viagem que faria nesta sexta-feira à capital fluminense. Entre os compromissos da presidenta, estava a cerimônia de inauguração da ponte que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha.
Outro compromisso de Dilma seria um almoço em homenagem ao governador Sérgio Cabral, no Palácio das Laranjeiras, pela passagem de seu aniversário.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro, os compromissos foram cancelados em comum acordo entre o governador e a presidenta.