A morte de Steve Jobs, fundador da Apple, deixa um ponto de interrogação sobre o futuro de uma das empresas mais inovadoras do mundo. O ex-CEO contava com um poderoso grupo de executivos há mais de 12 anos - equipe incomum para uma companhia do meio tecnológico, o qual sofre diversas mudanças a todo momento.
Pelo menos cinco deles devem dividir o controle da Apple. Confira:
- Tim Cook: sucessor de Jobs como presidente executivo e diretor de operações da empresa, quem mais substituiu o CEO durante suas ausências médicas. Cook ingressou na Apple em 1998, quando foi nomeado vice-presidente de operações mundiais. No entanto, se mantinha no anonimato e não participava da apresentação de novos produtos. Possui mestrado em Negócios pela Universidade de Duke.
- Peter Oppenheimer: é o diretor financeiro da Apple, posto que em muitas empresas é considerado a antessala do presidente executivo. Contudo, na Apple o departamento financeiro parece ficar a um segundo escalão, atrás da tecnologia e do design. Oppenheimer seque foi mencionado nas suposições sobre quem ocuparia o lugar de Jobs ante à clareza de que o posto deve ficar mesmo com Tim Cook. Também possui mestrado, pela Universidade de Santa Clara.
- Philip Schiller: diretor de mercado de produtos e frequentemente participa dos lançamentos. Porém, sempre trabalhou à sombra de Jobs. As carreiras dos dois seguiram uma trajetória semelhante: ambos começaram a trabalhar na Apple na década de 1980, passaram por outras companhias e retornaram à empresa em 1997. É egresso da Boston College, com licenciatura em Biologia.
- Jonathan Ive: encabeça a equipe de design industrial da Apple e é responsável pela imagem e desempenho do hardware dos produtos desde 1996. Ive conduziu o desenho de produtos ícones da marca, como o iMac original, o iPod e o iPhone. Disse, em 2007, que a Apple se caracteriza pelo "fanático cuidado pelas coisas que vão além do óbvio. A atenção obsessiva nos detalhes que em outras ocasiões são despercebidos, como cabos e adaptadores de luz".
- Scott Forstall: à frente do desenvolvimento do software para produtos como o iPhone e iPad, ajuda a apresentar as vantagens tecnológicas nos lançamentos. Trabalhou com Jobs na Next, empresa que o ex-CEO fundou depois de deixar a Apple nos anos 1980. Forstall é um dos arquitetos do atual sistema operacional dos computadores Mac, o OS X. Possui licenciatura e mestrado pela Universidade de Stanford.
Scott Forstall ajuda a apresentar vantagens tecnológicas
Foto: Kevork Djansezian/Getty Images, AFP