Um preso da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) conseguiu fugir na tarde deste domingo. Esta é a segunda fuga registrada na história do presídio. A primeira foi a do assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, em 1999.
Segundo a Brigada Militar de Charqueadas, Sandro Alixandro de Paula, conhecido como Zoreia, 27 anos, conseguiu fugir por volta das 14h30min. Ele cumpria pena por roubo. Outro preso também tentou escapar, mas foi capturado ainda no pátio do presídio.
Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os detentos utilizaram uma jiboia (tipo de corda artesanal) para escalar o muro.
A Susepe concluiu a contagem dos presos e começa a investigar o que pode ter ocasionado a falha na segurança e se houve facilitação na fuga.
A BM e a Susepe fazem buscas na região desde o início da tarde em pelo menos cinco pontos, em Charqueadas, na ERS-401 e em estradas vicinais. Roupas do fugitivo foram encontradas na beira do Arroio dos Ratos.
Histórico de fugas
Sandro de Paula já fugiu pelo menos duas vezes do Presídio Regional de Passo Fundo, e uma da Penitenciária Modulada de Ijuí, Presídio Estadual de Carazinho, Penitenciária Modulada de Osório e até mesmo de dentro do xadrez de uma viatura, em 2003, quando era escoltado.
Normalmente ele serra grades ou janelas e utiliza as jiboias. Na ficha criminal, constam passagens por assaltos e receptações.
Pela segunda vez na história da Pasc, preso consegue fugir
BM e a Susepe fazem buscas na região
GZH faz parte do The Trust Project