Geral

Região da Campanha

Defesa Civil suspeita que tremor em Bagé pode ter sido provocado por queda de meteoro

Hipótese foi levantada após órgão descartar uso de explosivos na cidade

Laura Becker

Enviar email

A Defesa Civil de Bagé, na Campanha, confirmou que o tremor seguido por forte barulho que aconteceu na terça-feira (6) não foi causado por explosivos. Nesta quarta-feira (7), o órgão percorreu todas as obras e pedreiras existentes na cidade e nenhuma disse ter usado o equipamento. A investigação para saber o que ocasionou o fenômeno continua, e a Defesa Civil não descarta a hipótese da queda de um meteoro.

A possibilidade foi levantada já que, recentemente, o Estado registrou a queda de um meteoro de grande magnitude. Para tentar encontrar alguma evidência, o coordenador da Defesa Civil municipal, Everton Kaupe, irá realizar nesta quinta-feira (8) uma nova averiguação.

— Percorremos os locais que poderiam ter utilizado os explosivos e não achamos nada. Conversando com colegas, levantamos a possibilidade da queda de um meteoro. Por isso, amanhã (quinta-feira) vamos usar um drone para circular na região do morro da TV em busca de uma cratera ou evidência. Foi algo muito forte, tem que ter uma explicação — afirmou o coordenador.

Dados da Rede Sismográfica Brasileira, enviados à prefeitura, apontam que foi registrado um evento às 12h44min de segunda-feira (6), com energia equivalente a um sismo com magnitude de 2.0 na escala Richter. A localização do fenômeno foi próximo à região de Bagé. 

O Observatório Espacial Heller & Jung analisou as imagens das câmeras de monitoramento e não encontrou nenhum registro de meteoro. Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), não acredita que o fenômeno tenha ocorrido, devido à magnitude do tremor registrado. Segundo Jung, um meteoro responsável por sismo semelhante teria ocasionado estragos na cidade, por conta da onda de choque — o que não aconteceu.

De acordo com a Defesa Civil, o tremor e o forte barulho foram sentidos em toda a a cidade. Os moradores relataram que o estrondo foi semelhante ao barulho de um trovão.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Show dos Esportes

20:00 - 22:00