Uma menina de 10 anos com suspeita de coronavírus decidiu escrever um recado no saco de lixo como forma de alertar os garis que fossem manusear o material. Moradora de São José, cidade próxima à Florianópolis, Santa Catarina, Renata Gaspar Kunh contou com a ajuda da mãe para colar o aviso e, assim, evitar possível contaminação dos profissionais por meio do material descartado. O gesto viralizou nas redes sociais.
A mensagem colada diz: "Cuidado — lixo possivelmente contaminado. Bom trabalho!". Ao NSC Total a mãe, Jaqueline Joice Gaspar, contou que a filha Renata começou a sentir dor de cabeça, de garganta e no abdômen na última terça-feira (14). De acordo com os médicos, há grandes chances de que o caso seja covid-19. Ela fez o teste e aguarda o resultado.
Diante da possibilidade da doença, a menina chegou a ficar internada e recebeu medicações para aliviar as dores que estava sentindo. Desde então, mãe e filha seguem o isolamento social, orientação dada pelos médicos.
No momento em que a mãe preparava o lixo para descarte, que já havia sido higienizado com álcool 70%, a menina a questionou.
— Ela me disse "mas, mãe, os garis que vão mexer no nosso lixo não sabem que a gente pode estar contaminado com covid. Como é que a gente vai fazer?". Eu ainda a questionei, "não, filha, eles usam luva". Mas ela disse "não, mãe, mas a gente precisa avisá-los. Eles são também o amor de alguém" — conta.