As quartas de final das Olimpíadas 2024 colocaram Brasil e França frente a frente. A partida única, marcada para as 16h do próximo sábado (3), definirá o último semifinalista do futebol feminino. Na história dos Jogos, será o primeiro embate entre as seleções.
Por outro lado, em Copas do Mundo, as equipes já duelaram em três oportunidades. O primeiro confronto foi em 2003, nos Estados Unidos. Pela fase inicial, empataram em 1 a 1.
O Brasil saiu na frente, com Kátia Cilene, e as francesas deixaram tudo igual com Pichon. Naquela edição, a França sequer passou da primeira fase. Enquanto a Seleção caiu nas quartas, para a Suécia.
O reencontro ocorreu apenas em 2019, na França. Com a força da torcida, as adversárias venceram por 2 a 1, na prorrogação, com Gauvin e Henry balançando as redes. Thaísa fez o gol brasileiro. Com o resultado, as francesas avançaram às quartas — quando foram eliminadas pelos Estados Unidos —, e as brasileiras ficaram pelo caminho.
O último duelo ainda está fresco na memória do torcedor. Na última edição, em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, nova vitória da França por 2 a 1. Pela fase inicial, Le Sommer e Renard balançaram as redes. Enquanto Debinha descontou para o Brasil. Desta vez, foi a Seleção Brasileira quem não passou da primeira fase. Já a França parou nas quartas, para a Austrália.
Agora, o Brasil precisa de uma vitória inédita para avançar e seguir sonhando com o ouro. Quem se classificar enfrentará Espanha ou Colômbia nas semifinais.
OLIMPÍADAS
- Nunca se enfrentaram
COPA DO MUNDO
2003 - França 1x1 Brasil (primeira fase)
- Gol francês: Pichon
- Gol brasileiro: Kátia Cilene
2019 - França 2x1 Brasil (oitavas de final)
- Gols franceses: Gauvin e Henry
- Gol brasileiro: Thaísa
2023 - França 2x1 Brasil (primeira fase)
- Gols franceses: Le Sommer e Renard
- Gol brasileiro: Debinha