O Brasil terminou as Olimpíadas de Paris no 20º lugar no quadro de medalhas. Foram três ouros, sete pratas e 10 bronzes conquistados. O número de pódios foi parecido com o de Tóquio — 21 contra 20. A maior diferença foi na queda de campeões olímpicos — 7 a 3.
Quantos dos medalhistas em Tóquio repetiram o feito em solo francês?
Doze atletas que chegaram ao pódio no Japão repetiram o feito na França, além da seleção feminina de vôlei. Rebeca Andrade, ouro no salto e prata no individual geral em 2021, conquistou o ouro no solo, repetiu a prata no individual geral e ainda levou mais uma prata no salto e um bronze por equipes em 2024. A ginasta se tornou a esportista brasileira com mais medalhas olímpicas.
Na canoagem, Isaquias Queiroz, primeiro lugar na categoria C1 1000m em Tóquio, ficou com a prata na mesma prova em Paris. Rayssa Leal, prata no skate street no Japão, ficou com o bronze na França. Alison dos Santos, bronze nos 400m com barreiras em 2021, repetiu o feito em 2024.
No boxe, Beatriz Ferreira, prata no Japão, terminou os últimos Jogos Olímpicos com o bronze. Daniel Cargnin, bronze três anos atrás na categoria até 66kg individual, saiu de Paris com outro bronze neste ano, desta vez na disputa do judô por equipes.
Há ainda a seleção feminina de vôlei. Depois da prata em Tóquio, ficou com o bronze em Paris. Ana Cristina, Carol Silva, Gabi, Macris, Roberta e Rosamaria estiveram nas duas edições.
Quais medalhistas em Tóquio ficaram de fora dos Jogos Olímpicos de Paris?
Cinco esportistas medalhistas em Tóquio ficaram de fora em Paris. Entre eles estão o surfista Ítalo Souza, o boxeador Hebert Conceição, os nadadores Bruno Fratus e Fernando Scheffer, além de Thiago Braz, no salto em altura.
Há ainda a seleção masculina de futebol, ouro no Japão, que não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos na França. Laura Pigossi, bronze nas duplas femininas em 2021, ao lado de Luisa Stefani, disputou o torneio de simples em 2024, sendo eliminada logo na estreia.
Medalhistas em Tóquio, que foram a Paris, mas não repetiram o pódio?
Sete atletas que medalharam no Japão, marcaram presença na França, mas não chegaram ao pódio. É o caso da dupla Martine Grael e Kahena Kunze na vela, de Ana Marcela, na maratona aquática, de Kelvin Hoefler e Pedro Barros no skate, Abner Teixeira no boxe e a judoca Mayra Aguiar.