O Brasil fora do futebol das Olimpíadas depois de 20 anos é uma perda ao maior evento multiesportivo do mundo. Contudo, não é por isso que a modalidade ficará desprestigiada. Pelo contrário, ao olhar as seleções que já estão classificadas para disputar as medalhas, é possível imaginar os craques que brilharão nos campos da França.
Além da anfitriã, garantiram vagas nos Jogos Olímpicos de Paris as seleções da Espanha, Israel e Ucrânia (Europa), Egito, Marrocos e Mali (África), Argentina e Paraguai (América do Sul), Estados Unidos e República Dominicana (Américas do Norte e Central) e Nova Zelândia (Oceania). Falta a definição dos três representantes da Ásia, que serão conhecidos na Copa da Ásia sub-23, entre abril e maio. Além disso, há uma vaga para repescagem entre representantes da Ásia e da África.
O futebol nas Olimpíadas é uma competição sub-23. Os países podem chamar até três atletas acima dessa idade, desde que negociem a liberação com os clubes e os próprios jogadores. A abertura oficial dos Jogos Olímpicos ocorrerá em 26 de julho, mas os jogos de futebol começam dois dias antes.
Cinco craques que podem abrilhantar o futebol de Paris
Salah - Egito
O craque Salah, do Liverpool, é um dos nomes cotados para se juntar aos jovens do Egito. Em julho do ano passado, o treinador Rogério Micale afirmou que quer contar com o atacante e que as tratativas para viabilizar o "ok" do clube inglês já haviam se iniciado.
Mbappé - França
Depois de não ter ido a Tóquio, Kylian Mbappé voltou a falar em entrevistas sobre o desejo de jogar em Paris. A liberação, mais uma vez, depende do PSG. Aos 25 anos, o atacante é o principal nome da França, que, com a sua seleção principal, chegou a duas finais de Copas do Mundo seguidas, em 2018 e 2022.
Lamine Yamal - Espanha
Considerado como uma joia do futebol europeu, aos 16 anos, Lamine Yamal estreou com a camisa da seleção espanhola em setembro do ano passado e já tem dois gols pela Furia. Com idade olímpica, é difícil que esteja fora dos convocados para o torneio. O atacante é o novo xodó do gigante Barcelona.
Hakimi - Marrocos
O lateral-direito do PSG Achraf Hakimi é o principal nome da nova geração marroquina. É titular da equipe francesa, aos 25 anos. A tendência é que seja uma ilha técnica na seleção do seu país, mas pode fazer a diferença dentro de campo.
Messi - Argentina
Depois de confirmar a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, o treinador do time sub-23, Javier Mascherano, afirmou que Lionel Messi "tem portas abertas" na sua equipe, mas que o ex-colega de Barcelona e seleção é quem vai decidir sobre estar ou não na França, ao lado dos garotos. O craque campeão do mundo com o grupo principal em 2022 está com 36 anos e atua no Inter Miami.