Na última quarta-feira (26), o calendário mostrava que faltava um ano para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A corrida de classificação nas mais diversas modalidades segue em andamento, e o Brasil já tem 43 atletas assegurados, em sete modalidades.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu ter uma base principal em Saint-Ouen, no departamento de Seine-Saint-Denis, nos arredores de Paris, cerca de um quilômetro da Vila Olímpica. Conforme quem acompanhou as escolhas, o Time Brasil tem uma das melhores localidades no entorno do lugar onde os atletas se hospedarão durante os 16 dias de Olimpíadas.
— A logística para oferecer o melhor aos nossos atletas é muito complexa. Serão cerca de 850 pessoas envolvidas na missão Paris 2024, o que demanda um esforço de todas as áreas do COB, quase tão grande quanto dos nossos atletas. Pensamos em todos os detalhes para prover uma estrutura de excelência fora da Vila Olímpica onde os atletas se sintam acolhidos e com todas as suas necessidades atendidas. E tudo isso muito próximo à Vila Olímpica — destacou o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio
Como existirão competições fora da grande Paris — Marselha, onde acontecerão as disputas da vela, Seine et Marne (canoagem e remo), Lille (handebol) e Taiti (surfe) —, o COB terá bases de apoio nessas cidades. Estas estruturas vêm sendo colocadas em prova nos eventos-teste oficiais de Paris 2024 para as modalidades, nos meses de julho e agosto.
No começo do mês, a entidade esteve em Marselha na operação da estrutura de apoio aos atletas durante o evento-teste da vela. Já a partir do próximo dia 30, os olhos do COB se voltam para mais de 15 mil quilômetros de distância da capital francesa, mais precisamente ao Taiti, onde será testada a base de apoio para o surfe durante a etapa de Teahupoo do Circuito Mundial.
— Marselha e Taiti são duas operações muito importantes para entendermos as necessidades dos atletas e ajustarmos alguns pontos. É um momento de diálogo com os atletas. Os detalhes fazem muita diferença na preparação de atletas deste nível. Nessa reta final de preparação buscamos o refinamento do planejamento para que a gente possa deixar os nossos atletas só preocupados em treinar, descansar e competir — declarou o diretor de alto rendimento do COB, Ney Wilson.
O Brasil vem de duas Olímpiadas seguidas em que quebrou o recorde de medalhas ganhas. No Rio de Janeiro, o Brasil acabou com sete ouros, seis pratas e seis bronzes, totalizando 19 medalhas e a 13ª posição no quadro geral. Em Tóquio, dois pódios a mais. Sete ouros, seis pratas, oito bronzes, totalizando 21 pódios, e a 12ª posição. O país quer superar o que já alcançou, mas o COB não estabeleceu, ainda, o número de medalhas.
— É, na verdade, a gente não trabalha exatamente com números. Eu acho que, para isso, precisaria ter uma bola de cristal. A gente ainda está num processo de classificação, né? Não sabemos ainda quem estará em Paris. Então hoje seria muito prematuro você falar em número de medalhas. A gente ainda não tem nem a nossa equipe. Então é difícil. A gente precisa ainda entender um pouquinho melhor o contexto, mas a nossa projeção é de evolução, é de melhora — complementa Wilson.
O caminho para Paris terá uma escala importante em Santiago, no Chile, onde serão disputados os Jogos Pan-americanos, entre 20 de outubro e 5 de novembro. O megaevento continental terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e outras 12 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.
Confira abaixo a lista de vagas garantidas pelo Brasil em Paris 2024:
Atletismo (7)
- Arremesso de peso (masculino)
- Marcha atlética 20km (feminino)
- Marcha atlética 20km (masculino)
- Maratona (masculino)
- 110m com barreiras (masculino)
- 400m rasos (masculino)
- 400m com barreiras (masculino)
Ciclismo BMX Racing feminino (1)
Futebol (18)
- Equipe feminina
Rugby (12)
- Equipe feminina
Saltos ornamentais (2)
- Plataforma 10m (feminino)
- Plataforma 10m (masculino)
Surfe (2)
- Filipe Toledo
- Tatiana Weston-Webb
Tiro esportivo (1)
- Pistola de ar 10m (masculino)
TOTAL — 43 VAGAS