A nadadora Stephanie Balduccini e Henrique Fernandes, do taekwondo, foram anunciados como porta-bandeiras do país na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosário 2022, que terá início na próxima quinta-feira (28).
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, deu a notícia aos atletas durante evento de concentração, no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, que antecede o embarque da primeira parte da delegação nacional nesta terça. Em Rosário, o Brasil contará com 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades.
Stephanie Balduccini é um dos principais nomes da nova geração da natação do país. Ela foi a caçula da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio e alguns meses depois brilhou no Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali ao conquistar sete medalhas de ouro. A atleta de 17 anos já deixou de ser promessa e hoje é uma realidade. Há algumas semanas, no Troféu Brasil, ela garantiu índice nos 200 m livre para o Mundial adulto de Budapeste, onde também, integrará os revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livres.
— Estou muito feliz e até chocada de saber que fui escolhida para ser porta-bandeira na Cerimônia de Abertura de Rosário 2022. Vai ser um prazer representar meu país e a natação brasileira levando a nossa bandeira. É um reconhecimento pelo que já conquistei no esporte. Lá no Pan Jr. de Cali, o Time Brasil fez a festa com os resultados e eu fiquei super contente. Eu estou vindo de uma semana de treinamentos difícil, pois classifiquei para o Mundial, mas vou dar meu máximo. Serão 13 provas, acho que será algo em torno de 21 quedas na água, vai ser cansativo, mas vou dar meu melhor — comentou Stephanie.
Henrique Fernandes tem 18 anos e coleciona conquistas. Em 2019 foi vice-campeão mundial juvenil, em Portland, no Pan Júnior de Cali ficou com a medalha de bronze e há duas semanas conquistou o bronze no Rio Open. Em fevereiro de 2022 foi campeão da seletiva nacional adulta, passando a integrar a seleção brasileira principal de taekwondo que disputará os Campeonatos Pan-Americano e Mundial na categoria -80kg.
— Estou surpreso demais, não esperava. Tivemos o evento de concentração para o Pan Jr. de Cali e quando os porta-bandeiras foram anunciados eu pensei: ‘será que um dia serei eu?’. E foi uma surpresa para mim. Vai ser demais! Eu venho me preparando para esse momento e as expectativas estão lá em cima. No mínimo eu vou em busca do ouro e, se Deus quiser, eu vou conseguir. Vou me dedicar 100% dentro e fora de quadra. Todo campeonato é único, tem uma preparação específica, e nos preparamos muito — projetou Henrique.
O evento de concentração organizado pelo COB reúne atletas de 14 modalidades que viajarão para Rosário, em voo fretado, na primeira onda, nesta terça-feira (26), além do judô e karatê, que embarcam no dia 30. O terceiro e último grupo formado por 12 modalidades viaja para Rosário no dia 3 de maio e também passará pelo evento de concentração.
Entre os assuntos abordados no evento de concentração estão educação e prevenção ao doping, esporte antirracista, história e valores olímpicos, além de aulas práticas de prevenção de lesões, dinâmicas de preparação mental e um bate-papo com a ginecologista esportiva Tathiana Parmigiano. No segundo dia de evento, os atletas terão um encontro com a campeã olímpica Rebeca Andrade, que falará sobre sua carreira ao lado do seu treinador Francisco Porath.
A terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude reunirá 2.500 atletas de 15 países do continente e terá um conceito inovador. Todas as competições serão realizadas em um mesmo local, no Parque da Independência, o que promete ser o grande diferencial do evento, com grande envolvimento da população local.