Três brasileiros disputaram provas no primeiro dia de canoagem de velocidade em Tóquio, no canal do Sea Forest. Após terminarem em terceiro lugar em fase classificatória da categoria C2 1000m, Isaquias Queiroz e Jacky Godmann venceram, na madrugada desta segunda-feira (2), as quartas de final e se classificaram para a semifinal. No caiaque 1000m, Vagner Junior Souta finalizou a corrida classificatória em último lugar e ficou na terceira colocação nas quartas de final, resultado que o eliminou da competição.
Na disputa em canoas, os chineses Hao Liu e Pengfei Zheng lideraram a classificatória (3min37seg783), sendo seguidos pelos cubanos Serguei Torres Madrigal e Fernando Dayan Jorge Enriquez (+1seg245). Os dois seguiram para as semifinais, enquanto Isaquias Queiroz e Jacky Godmann tiveram de disputar as quartas de final. Na segunda prova, os brasileiros lideraram do início ao fim, completando o percurso em 3min48seg611.
Com isso, os dois lutam por vaga na final na noite desta segunda-feira, às 21h52min no horário de Brasília. A disputa que definirá o pódio ocorre no mesmo dia, às 23h53min.
Já na prova de caiaque individual, Vagner Junior Souta começou mal nas classificatórias, se recuperou e chegou à quarta posição. Contudo, ao longo da competição foi perdendo força e acabou em último na reta final, fechando com um tempo 16seg855 maior do que o primeiro colocado, o português Fernando Pimenta (3min40seg323). Em segundo lugar, e que, assim como Pimenta, foi direto para a semifinal, ficou o esloveno Peter Gelle (+1seg808).
Apesar do primeiro resultado ter sido ruim, Souta conseguiu se recuperar nas quartas de final e chegou em terceiro lugar. Ainda assim, apenas os dois primeiros iriam à próxima fase: neste caso, o russo Maxim Spesivtsev (3min44seg136) e o chinês Dong Zhang (3min44seg269).