A quarta-feira (4) marcou o primeiro dia de provas do decatlo, prova do atletismo que mede as habilidades dos competidores em 10 modalidades diferentes. O Brasil é representado por Felipe dos Santos, que terminou o dia de estreia da competição na 12ª posição.
Foram disputadas cinco provas nesta quarta-feira: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e os 400m rasos. Felipe teve um desempenho acima do esperado, finalizando três das cinco provas com os melhores resultados de sua carreira.
A competição terá seu segundo e último dia nesta quinta, com as provas dos 110m com barreira, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1500m rasos. No decatlo, cada prova conta pontos de acordo com o resultado, e quem obtiver a maior pontuação ao fim das 10 provas é o campeão.
O canadense Damian Warner terminou o primeiro dia na liderança.
Polônia fica com ouro e bronze no arremesso de martelo
Poloneses dominaram a final do arremesso de martelo nesta edição das Olimpíadas, ficando com ouro e bronze na modalidade. Wojciech Nowicki liderou a prova de início ao fim, com uma performance extremamente regular, sempre arremessando além dos 81m. A melhor marca, que lhe rendeu o lugar mais alto do pódio, foi de 82m52cm.
O outro polonês que medalhou nesta prova foi Pawel Fajdek, que arremessou na marca dos 81m53cm. A prata ficou com o norueguês Eivind Henriksen que alcançou 81m58cm.
Quenianos fazem dobradinha nos 800m
Sem surpresas na prova dos 800m rasos. Os quenianos, tradicionalmente fortes nas provas de meio-fundo de velocidade, subiram lado a lado no pódio para receberam as medalhas de ouro e prata nesta Olimpíada.
Emmanuel Korir liderou a maior parte da prova e chegou na primeira posição com o tempo de 1m45seg06. O outro medalhista africano, Ferguson Rotich, teve uma recuperação impressionante nos últimos 100m, superando dois competidores e terminando a prova a apenas 17 décimos de seu compatriata. Da Polônia, Patryk Dobek levou o bronze.
Uganda leva ouro nos 3000m com barreiras
A atleta da Uganda Peruth Chemutai dominou a prova dos 3000m com barreiras e levou o ouro nesta quarta-feira. Ela se manteve à frente do pelotão durante mais da metade da prova, mas por algumas voltas viu a medalhista de prata Courtney Frerichs abrir vantagem na liderança da prova. Então, a africana precisou fazer recuperar suas forças e, na volta final, superou a adversária para subir ao degrau mais alto do pódio. O bronze ficou com a atleta do Quênia Hyvin Kiyeng.