Duas brasileiras marcaram presença na final do skate park feminino das Olimpíadas de Tóquio, logo na primeira vez em que a modalidade passou a fazer parte dos Jogos. A skatista de 23 anos Yndiara Asp, natural de Florianópolis (SC), e a paulistana Dora Varella, de 20 anos haviam se classificado para a decisão com as duas notas mais baixas dentre as finalistas e não conseguiram levar o verde-amarelo ao pódio na madrugada dessa quarta-feira (4), pelo horário de Brasília.
Foi na primeira das três voltas que cada atleta executa na decisão do skate park que Dora garantiu a sua melhor nota da final, de 40,42. A pontuação, no entanto, foi menor do que a que havia alcançado na fase classificatória, de 41,59. Ficando na sétima colocação, a paulistana encerrou sua participação no Japão.
Já Yndiara ficou com a nota mais baixa da final, de 37,34, e acabou na oitava colocação. A pontuação veio logo na primeira volta, já que nas outras duas ela sofreu quedas nos primeiros segundos de prova e não conseguiu melhorar o placar. A garota de Floripa tentava arriscar manobras mais difíceis, que pudessem render pontos para colocá-la no páreo com as adversárias no topo do ranking, mas não conseguiu.
Quem brilhou mais na madrugada dessa quarta-feira (4) foram as donas da casa. A primeira volta da japonesa Sakura Yosozumi já levou a competição a um patamar mais elevado, sendo valorizada em 60,09. A pontuação, a maior do skate park feminino dos Jogos de Tóquio, rendeu à jovem de 19 anos a medalha de ouro. A prata ficou com Kokona Hiraki, de 12 anos. Utilizando elementos de fora da pista e conectando manobra atrás de manobra, a japonesa conseguiu a nota de 59,04 e a segunda vaga do país no pódio do skate park.
E foi por pouco que o Japão não teve um pódio triplo. A japonesa de 15 anos Misugu Okamoto, que havia avançado para a final com a melhor nota, de 58,5, não conseguiu repetir o feito na decisão. Nas duas primeiras voltas, não teve boa pontuação e, na terceira, pressionada pela grande performance da britânica Sky Brown, que havia roubado seu terceiro lugar no pódio instantes antes, acabou caindo na última manobra, chorando muito. O bronze ficou com Sky, de 13 anos de idade, a atleta mais jovem a competir pela Grã Bretanha em Tóquio. Após duas primeiras voltas de quedas e notas baixas, a skatista acertou tudo na última volta e garantiu seu lugar no pódio com a nota de 56,47.