Com uma vitória tranquila por 2 a 0 contra a Nova Zelândia, a Suécia assegurou a primeira colocação no Grupo G da competição no futebol feminino dos Jogos Olímpicos. O placar construído com gols de Madelen Janogy e Anna Anvegard concluiu uma fase de grupos perfeita da seleção nórdica, que, nas rodadas anteriores, bateu as fortíssimas equipes dos Estados Unidos e da Austrália, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Com essa classificação, caso fique em primeiro lugar no Grupo F, a Seleção Brasileira poderá encarar os Estados Unidos logo nas quartas de final.
As americanas garantiram a segunda posição do grupo em um jogo sem gols contra as australianas, que devem confirmar sua passagem à próxima fase após o encerramento dos demais confrontos como uma das melhores terceiras colocadas. Como o empate praticamente garantia a classificação de ambas equipes, o confronto foi morno, e nenhum dos times forçou para a abrir o placar.
A classificação das três equipes às quartas de final já era esperada, mas a liderança das suecas da forma como foi conquistada surpreendeu, especialmente pela vitória de 3 a 0 sobre os EUA na estreia da competição. As americanas, atuais campeãs munidas e favoritas ao ouro olímpico, se recuperaram na segunda rodada com um 6 a 1 sobre as neozelandesas, saldo que garantiu a vaga na próxima fase.
Já as seleções da Oceania seguiram o script. Apesar de ser uma forte equipe, que pode surpreender no mata-mata das Olimpíadas, a Austrália (que representa a Ásia no futebol internacional) caiu na chave mais difícil e com os quatro pontos conquistados ficará fora das quartas de final apenas com um milagre. Para isso acontecer, Zâmbia ou China precisariam golear Brasil ou Holanda no Grupo F, jogos que se iniciam às 8h30min (pelo horário de Brasília).
Já a Nova Zelândia teria de escalar uma montanha caso quisesse avançar de fase. O chaveamento desfavoreceu as neozelandesas, que foram pareadas com a atual campeã da Copa do Mundo (EUA), a terceira colocada do mundial (Suécia) e a Austrália, que sempre faz boas participações nas competições internacionais.
No futebol feminino, são três grupos com quatro seleções cada. Avançam para as quartas de final as duas primeiras colocadas e também as duas melhores campanhas de terceiro lugar.