As brasileiras Ágatha e Duda estão em mais uma final da temporada 2021 do Circuito Mundial de vôlei de praia. Neste domingo (2), elas irão enfrentar as australianas Taliqua Clancy e Mariafe Artacho, às 18h (de Brasília), nas areias de Cancún, no México, onde elas venceram a etapa passada.
Em quatro etapas até o momento, as brasileiras são as únicas que estiveram presentes em todas as semifinais. Depois de dois bronzes em Doha e no primeiro torneio realizado em Cancún, elas venceram a segunda disputa no chamado Hub mexicano e agora podem garantir a segunda medalha de ouro seguida, a sétima da parceria. Elas ainda tem mais 12 pódios desde que passaram a atuar juntas, além do título geral do Circuito em 2018.
Nas semifinais, Ágatha e Duda eliminaram as atuais campeãs mundiais, as canadenses Sarah pavan e Melissa Humana-Paredes por 2 a 1, parciais de 21/15, 20/22 e 16/14, em 55 minutos de partida.
— Nós viemos muito focadas em fazer o passo a passo porque sabíamos que três semanas seria algo muito difícil, mas vivemos cada dia, cada jogo e nosso físico funcionou muito. Nossa comissão fez uma preparação física muito boa, também tivemos uma parte mental muito forte. Fomos vivendo todos os dias aqui porque sabíamos que a intensidade de todos os torneios seria enorme. E, além disso, que os times iam querer muito todas as vitórias por estarmos tão perto da Olimpíada — disse Duda.
As australianas garantiram presença na decisão ao superarem as norte-americanas Alix Klineman e April Ross, vice-campeãs mundiais, por 2 a 0, parciais de 21/11 e 21/15. Donas do bronze no Mundial de 2019, Clancy e Artacho tem sete títulos no circuito.
Alison e Álvaro Filho caem nas quartas de final
Na chave masculina, os brasileiros Alison e Álvaro Filho foram derrotados pelo senegalês Cherif Younousse e o gambiano Ahmed Tijan, que defendem o Catar, por 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/15. A dupla catari foi ouro na etapa de abertura em Doha, evento de apenas uma estrela, e depois ficou com a prata nos dois torneios disputados no México.
Na decisão deste domingo, às 16h30 (de Brasília). Cherif e Ahmed enfrentarão os russos Ilya Leshukov e Konstantin Semenov.