No dia em que o Japão comemora os 100 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, prevista para o dia 23 de julho, o país registrou uma triste marca. Nesta quarta-feira (14), foram 4.312 novos casos confirmados, algo que não era registrado desde 28 de janeiro.
Uma das razões para o aumento de casos nos últimos dias são as novas cepas, que estão ampliando a disseminação do coronavírus no território japonês, assim como em todo o mundo. Até o momento, o país asiático teve 9.524 mortes desde o começo da pandemia.
Apesar do aumento do número de casos no país e em Tóquio, sede dos Jogos, o governo local mantém otimismo quanto a realização do evento.
— Estou sinceramente muito ansiosa para ver todos os atletas do Japão e do mundo, que têm treinado muito duro, realizando Jogos maravilhosos — declarou a governadora de Tóquio Yuriko Koike, durante cerimônia realizada nesta quarta para celebrar a marca de 100 dias para o início do evento.
Na mesma linha, o australiano John Coates, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e responsável por coordenar a comissão que monitora os preparativos para os Jogos afirmou que a Olimpíada deverá ser realizada.
— Não hesito em dizer que os Jogos acontecerão e serão os mais seguros possíveis. Todas as medidas de prevenção foram postas em prática para lidar com a covid, para garantir que público, atletas e todos os outros participantes estejam seguros —afirmou Coates, em vídeo divulgado pelo COI.
Para evitar aglomerações, as celebrações desta quarta foram discretas na capital japonesa. O governo local e o Comitê Organizador Tóquio 2020 inauguraram estátuas dos dois mascotes no prédio do governo metropolitano (prefeitura), enquanto um monumento dos anéis olímpicos foi erguido no cume do Monte Takao, um destino popular para caminhadas nos arredores de Tóquio.
O Estádio Nacional, palco das cerimônias de abertura e encerramento e a Tokyo Sky Tree, uma torre de 634 metros de altura, foram alguns dos pontos da cidade que foram iluminados com as cinco cores da bandeira olímpica.
Já a passagem do revezamento da tocha que deveria ocorrer nas ruas de Osaka foi desviado para um parque vazio, onde os portadores do fogo olímpico deram continuidade às cerimônias. Nesta quarta, a cidade chegou aos mil novos casos de covid-19, em um único dia, pela primeira vez.