A estreia do surfe como esporte olímpico está cada vez mais próxima. A partir deste sábado (7), começam os Jogos Mundiais de Surfe, da ISA (Associação Internacional de Surfe), com seis atletas representando o Brasil — cinco deles representantes da elite mundial. A competição reunirá 240 participantes, com número recorde de países, 55 no total, em nove dias de disputas na Ilha de Miyazaki.
No masculino, o Brasil terá no mar japonês Filipe Toledo (atual líder do ranking mundial), Gabriel Medina (bicampeão mundial) e Italo Ferreira (6° do ranking mundial). Já no feminino, o país contará com a gaúcha Tatiana Weston Webb (8ª no ranking mundial), Silvana Lima (13ª no ranking mundial) e Tainá Hinckel (bicampeã brasileira sub-16).
A atuação no evento é um dos requisitos para a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O evento servirá como teste para a organização.
Algumas das maiores estrelas da competição, ambos ex-medalhistas de ouro no Mundial Júnior da ISA, Filipe Toledo e Gabriel Medina foram convidados para a coletiva de imprensa da competição, nesta sexta-feira (6). Os brasileiros falaram sobre a empolgação de representar o país na competição.
— Você tem apenas uma chance de se apresentar nos Jogos Olímpicos, o que torna isso emocionante e especial — disse Medina. — Estou animado para competir aqui no Japão pela primeira vez. É um grande momento para o nosso esporte — completou o paulista, campeão sub-18 da ISA, em 2010, na Nova Zelândia.
— É uma honra estar aqui. Com 55 países de todo o mundo participando, este evento realmente mostra o quão grande é o surfe. Surfar por uma medalha de ouro na Olimpíada será muito maior do que qualquer coisa que temos atualmente no esporte. Há um longo caminho para Tóquio, mas espero estar lá e ganhar uma medalha de ouro para o meu país — disse Toledo, campeão do sub-16 no Mundial Júnior da ISA, no Peru, em 2011.
Confira a programação provisória do evento:
7 de setembro
Desfile das Nações e Cerimônia de Abertura
Possível início das disputas femininas*
8 e 9 de setembro
Disputas femininas
10 de setembro
Disputas femininas
Início das disputas masculinas
11 de setembro
Disputas femininas (finais)
Disputas masculinas
12, 13 e 14 de setembro
Disputas masculinas
15 de setembro
Disputas masculinas (finais)
Cerimônia de encerramento
*Depende das condições do mar.