Medalhista de bronze com a seleção masculina de basquete na Olimpíada de Londres, em 1948, Alberto Marson morreu nesta quarta-feira (25), em São José dos Campos, interior de São Paulo. O ex-jogador foi cremado em cerimônia para familiares no Parque das Flores. Segundo a família, Alberto morreu por insuficiência respiratória devido a uma infecção pulmonar, contraída há cerca de um mês e meio.
— Graças a Deus, meu pai tem uma história muito bonita. Foi professor em São José por muitos anos. Todos conheciam porque o basquete é um orgulho de São José. Ele fez parte da história. Ficamos gratos pela manifestação de tantos amigos — afirmou Angela Marsson, filha de Alberto.
Alberto Marson foi um dos principais nomes do basquete nacional. Com a seleção, ficou marcado pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada de Londres, em 1948, a primeira medalha olímpica brasileira em esportes coletivos.
Formado em educação física pela Universidade de São Paulo (USP), o ex-atleta desembarcou em São José em 1950 para trabalhar como professor, foi técnico e jogador do Tênis Clube e do CTA. Marson era o medalhista olímpico mais antigo do Brasil ainda vivo.