O judô não cumpriu o objetivo de melhorar seu desempenho, e a natação terminou sem medalhas. O cenário se desenhava complicado para a obtenção do ambicioso objetivo do COB de chegar de 27 a 30 pódios e figurar entre os 10 países com mais medalhas dos Jogos Olímpicos. Mas com a final de Robson Conceição no boxe e a dobradinha de Diego Hypolito e Arthur Nory na ginástica, a recuperação parece ter iniciado.
Na segunda semana de Olimpíada, algumas das esperanças brasileiras entram em ação e podem ajudar a engordar a conta de ouros, pratas e bronzes. Confira de onde podem sair mais conquistas para o Brasil até o fim dos Jogos.
Leia mais:
Veja o quadro de medalhas da Olimpíada
SÁBADO, 20/8
Isaquias Queiroz e Erlon de Souza – Canoagem velocidade, C-2 1000m
9h22min
A dupla é a atual campeã mundial da modalidade. Depois de passar pela eliminatória na sexta, vai disputar a final no sábado.
Futebol masculino
17h30min
Depois de um início ruim e da recuperação, a seleção olímpica goleou a Honduras por 6 a 0 na semifinal e vai em busca da medalha de ouro inédita no futebol.
Relembre as projeções dos dias anteriores, erros e acertos:
SEGUNDA-FEIRA, 15/8
Arthur Zanetti – Ginástica artística, argolas
Atualização: Campeão olímpico, o paulista passou para a final com a quinta nota da classificatória. Na final, Zanetti conquistou a prata.
Ana Marcela Cunha – Maratonas aquáticas, feminino
Atualização: Melhor do mundo em 2015 e medalhista de bronze nos 10km do Mundial de Kazan, Ana Marcela terminou na 10º colocação, mas Poliana Okimoto conquistou o bronze para o Brasil.
Flávia Saraiva – Ginástica artística, trave
Atualização: Flávia terminou em quinto lugar na final da trave e não conseguiu medalha.
Thiago Braz – Atletismo, salto com vara
Atualização: em uma disputa emocionante, o brasileiro Thiago Braz conquistou o ouro, bateu recorde olímpico e entrou para a história do esporte. O público que esteve no Engenhão vibrou como se fosse gol em domingo de futebol cada marca superada pelo paulista em cima do francês Renaud Lavillenie, campeão de Londres 2012.
--
TERÇA-FEIRA, 16/8
Vôlei feminino
22h15min
A busca pelo tricampeonato olímpico tem sido sem grandes obstáculos no caminho. O time de Zé Roberto Guimarães ainda não perdeu sets na competição e fechou a primeira fase com um sonoro 3 a 0 sobre a Rússia. Será uma tremenda surpresa se não estiver no pódio. Enfrenta a China pelas quartas de final. Se passar, pode jogar a semifinal na quinta e final no sábado.
Atualização: atual bicampeã olímpica, a equipe feminina de vôlei do Brasil foi derrotada na noite desta terça-feira por 3 sets a 2 para a China (15/25, 25/23, 25/22, 22/25 e 15/13).
CANDIDATOS
Isaquias Queiroz – Canoagem velocidade, C-1 1000m
Atualização: O baiano fez história e levou a medalha de prata nas águas turvas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi a primeira medalha brasileira na modalidade. O ouro ficou com o alemão Sebastian Brendel.
Allan do Carmo – Maratonas aquáticas, masculino
Atualização: Número 1 do ranking mundial em 2015, Allan terminou a prova apenas na 17ª colocação.
Fabiana Murer – Atletismo, salto com vara
Atualização: Mesmo com a segunda melhor marca do ano na modalidade, Fabiana decepcionou e foi eliminada ainda na classificatória. A brasileira culpou a hérnia cervical pelo mau desempenho.
Handebol feminino
Atualização: as campeãs do mundo de 2013, caíram diante dos Países Baixos nas quartas de final nesta terça-feira.
Robert Scheidt – Vela, classe laser
Atualização: O veterano, dono de cinco medalhas olímpicas, terminou na quarta colocação.
Robson Conceição – Boxe, categoria até 60kg
19h15min
O lutador brasileiro vai disputar o ouro com o francês Sofiane Oumiha.
Atualização: o primeiro ouro olímpico do Brasil no boxe foi conquistado por Robson Conceição. Os três juízes foram unânimes em lhe dar a vitória por 10 a 9 no primeiro round.
PARA FICAR DE OLHO
Polo aquático masculino
Atualização: bronze na Liga Mundial 2015, a seleção somou três vitórias e duas derrotas na primeira fase, batendo a tricampeã mundial Sérvia, mas foi eliminada pela Croácia nas quartas de final.
Fernando Reis – Levantamento de peso (acima de 105kg)
19h
Teve enorme evolução de suas marcas no último ciclo.
Atualização: não deu para o brasileiro. Ele ficou em quinto na categoria acima de 105kg, após levantar o total de 435kg. O ouro ficou o georgiano Lasha Talakhadze, que ergueu 473kg, batendo o recorde mundial.
--
QUARTA-FEIRA, 17/8
FAVORITOS
Ágatha e Bárbara – Vôlei de praia feminino
23h59min
A dupla venceu as norte-americana Walsh e Ross em uma partida que começou às 0h desta quarta-feira. Na final, no entanto, as brasileiras foram derrotadas pelas alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 sets a 0.
CANDIDATOS
Handebol masculino
Atualização: O Brasil perdeu para a França nas quartas de final e foi eliminado na modalidade.
Larissa e Talita – Vôlei de praia feminino
22h
A dupla fez campanha sólida, mas perdeu na semifinal para as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. Agora, disputam o bronze nesta quarta-feira.
Atualização: não deu para a dupla brasileira. Depois de ganhar o primeiro set, Larissa e Talita perderam os dois últimos para a dupla norte-americana, que faturou o bronze na modalidade.
--
QUINTA-FEIRA, 18/8
Isaquias Queiroz – Canoagem velocidade, C-1 200m
9h23min
A prova não é sua especialidade, mas faturou o bronze no último Mundial.
Atualização: Isaquias Queiroz consolidou seu nome como um dos heróis brasileiros desta Olimpíada ao ganhar, na manhã desta quinta-feira, sua segunda medalha. O baiano terminou com o bronze nos 200m da canoa individual. Nesta sexta, ele volta a competir. Desta vez, na categoria C-2 1000m.
Aline Ferreira da Silva – Luta olímpica, categoria até 75kg
10h
Foi vice-campeã mundial em 2014 e, no ano passado, perdeu na disputa pelo bronze.
Atualização: Principal esperança do Brasil na luta olímpica, Aline Silva teve uma boa estreia, mas perdeu para a russa Ekaterina Bukina nas quartas de final da competição até 75 kg da luta olímpica, modalidade livre. O combate foi acirrado, mas a adversária acabou vencendo por 4 pontos a 3. Aline ainda tinha chances de disputar o bronze caso Ekaterina chegasse à final. No entanto, a russa também perdeu na semifinal, e a brasileira não pôde competir na repescagem.
Martine Grael e Kahena Kunze – Vela, classe 49erFX
14h05min
Campeãs mundiais em 2014, têm feito boa campanha na Marina da Glória e estão na segunda colocação.
Atualização: as brasileiras fizeram bonito e encerraram a participação brasileira na vela com uma medalha de ouro no peito. Na classe 49er FX feminina, a dupla venceu a regata da medalha na tarde desta quinta-feira
Bruno e Alison – Vôlei de praia masculino
23h59min
Os melhores do mundo do vôlei de praia têm enfrentado uma trajetória difícil. Chegaram a perder na fase classificatória, e uma lesão de Alison gerou preocupação para a sequência do torneio. Nas oitavas de final, porém, parecem ter se recuperado e venceram com autoridade, assim como nas quartas de final contra os americanos. Em jogo emocionante, venceram a semifinal da dupla holandesa e disputam a final nesta quinta.
Atualização: deu ouro para o Brasil. Alison e Bruno venceram os italianos por 2 sets a 0.
SEXTA-FEIRA, 19/8
Yane Marques – Pentatlo moderno
12h20min
Bronze em Londres, a porta-bandeira da delegação fez um ciclo bem regular, com ótimos resultados. A classificatória começou na quinta com a prova de esgrima, terá nova fase na sexta, às 12h20min. A disputa pela medalha na modalidade também será na sexta, só que às 18h.
Atualização: Medalha de bronze em Londres 2012, a brasileira Yane Marques não conseguiu subir ao pódio do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio. A atleta de Pernambuco terminou em 23º lugar.
Futebol feminino
13h
Queridinha do público, a seleção feminina perdeu nos pênaltis para a Suécia e disputa o bronze nesta sexta.
Atualização: contra o Canadá, nesta sexta-feira, na Arena Corinthians, o Brasil foi derrotado por 2 a 1 e deu adeus a competição sem medalha.
Vôlei masculino
22h15min
A seleção masculina de vôlei está na semifinal. Nesta quarta-feira, no Maracanãzinho, venceu a Argentina por 3 sets a 1. O passe para brigar pelo ouro virá do jogo contra a Rússia, na noite de sexta-feira.
*ZHESPORTES