Repare no ranking: Garbiñe Muguruza é a quarta melhor tenista do mundo. Carla Suárez Navarro, 12ª. Neste sábado, as brasileiras Paula Gonçalves e Teliana Pereira, 177ª e 135ª colocadas nas simples, respectivamente, tiveram a ingrata tarefa de enfrentarem as espanholas logo na primeira rodada da Olimpíada. E a ocasião nem foi tão ingrata assim. Valentes, as donas da casa fizeram um excelente primeiro set e acabaram derrotadas por 7/6(6) e 6/2.
Foi acima do esperado, apesar da eliminação. Do lado espanhol, nada menos do que a atual campeã de Roland Garros estava em quadra: em junho, Muguruza superou Serena Williams em uma vitória incontestável por duplo 6/2. E, neste sábado, Teliana e Paula exigiram tanto da dupla da Espanha que o jogo durou 1h46min.
Leia mais:
Domingo marcará a estreia de astros do tênis no Rio 2016: veja os horários
Francês comove ao sofrer fratura grave na ginástica artística
Brasil é eliminado na disputa por equipes do tiro com arco no Rio 2016
Neste domingo, Teliana Pereira volta à quadra, agora para a disputa de simples, contra a francesa Caroline Garcia, por volta das 14h.
TOP 10 NO SIMPLES MASCULINO
Dos tenistas top 10 do ranking mundial da ATP, apenas dois entraram nas quadras do Centro Olímpico de Tênis, neste sábado, para disputar o torneio de simples dos Jogos.
O primeiro jogo do dia foi do japonês Kei Nishikori, que não encontrou dificuldades contra o espanhol Albert Ramos-Viñolas. O número 6 do mundo venceu por 2 sets a 0, com parciais 6/2 e 6/4, em 1h19min de partida.
Já o francês Jo-Wilfried Tsonga levou um susto contra o tunisiano Malek Jarizi. Após perder o primeiro set por 6/4, o número 9 do mundo se recuperou e virou a partida, que durou 2h16min, por 7/5 e 6/3.
TOP 10 NO SIMPLES FEMININO
Das tenistas top 10 do ranking mundial da WTA, apenas duas entraram nas quadras do Centro Olímpico de Tênis, neste sábado, para disputar o torneio de simples dos Jogos.
A primeira foi a norte-americana Madison Keys, número 9 do mundo, que venceu com tranquilidade a montenegrina Danka Kovinic por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, em 1h21min de partida.
A segunda foi a veterana e também norte-americana Venus Williams. A campeã olímpica em Sydney-2000 e número 6 do mundo, estreou na competição contra a belga Kirsten Flipekens e perdeu por 4/6, 6/3 e 7/6(5)
ASTROS NAS DUPLAS
Os astros do tênis que estrearam nas duplas, neste sábado, largaram bem no Rio 2016. Ao lado de Roberto Bautista Agut, o espanhol David Ferrer venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, os tchecos Lukas Rosol e Radek Stepanek.
Os sérvios Novak Djokovic e Nenad Zimonjic superaram Marin Cilic e Marin Braganja, dupla croata, por duplo 6/2.
BICICLETA HISTÓRICA
O tênis no Jogos Rio 2016 começou com um feito inédito. Ao passar pelo lituano Ricardas Berankis por 2 sets, o australiano John Millman foi o primeiro tenista da história do tênis olímpico a vencer uma partida aplicando uma "bicicleta" – gíria para um confronto vencido por um duplo 6/0.
*ZHESPORTES