Depois de encontrar a formação ideal para a seleção masculina de futebol, o técnico Rogério Micale trata de descansar o grupo de jogadores, pensando na semifinal contra Honduras, nesta quarta-feira, além de projetar a decisão da medalha de ouro, neste sábado, também no Maracanã, contra Nigéria ou Alemanha.
Não que o treinador já dê a semifinal como definida. Pelo contrário, porém, a comissão técnica busca ter todo o elenco com 100% de condições físicas e psicológicas para as partidas decisivas, que serão disputadas em um prazo de apenas quatro dias – caso o Brasil perca para Honduras, a disputa pelo bronze será no sábado, no Mineirão.
Micale reservou o treino da tarde de terça-feira para poupar os titulares. Neymar, Luan, Walace, Gabriel Jesus e companhia ficaram na academia da Grande Comary, realizando trabalhos regenerativos. Apenas os reservas foram a campo para treinar, mesclados a jogadores do time sub-20 do Fluminense.
Além da preocupação com as pernas dos titulares da seleção olímpica, também há um claro zelo com a cabeça dos atletas. A convocação da Seleção Brasileira para os jogos das Eliminatórias (contra Equador e Colômbia), que seria anunciada pelo técnico Tite na tarde dessa terça, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, foi adiada para o dia 22. A entidade conseguiu negociar com a Fifa o adiamento da oficialização da lista a fim de evitar uma pressão ainda maior sobre os "olímpicos" na semana decisiva dos Jogos do Rio.
Tudo porque há grande expectativa entre os jogadores sobre a primeira convocação de Tite. A CBF enviou à Fifa apenas a relação dos convocados que atuam em times do Exterior (o prazo mínimo exigido pela entidade é de 15 dias antes de cada jogo de Eliminatória para que os clubes que tenham atletas estrangeiros sejam oficialmente informados). Mesmo assim, esse rol não foi divulgado.
É provável que Neymar (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Marquinhos (PSG) sejam os atletas olímpicos nela. Os jogadores que atuam em clubes brasileiros serão conhecidos somente no dia 22. O Brasil enfrentará Honduras com Weverton; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Walace e Renato Augusto; Luan, Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Neymar.
A seleção masculina do Brasil está definitivamente blindada em nome da medalha de ouro.
*ZHESPORTES