Pouca gente sabia quem era Thiago Braz antes desta segunda-feira. O jovem de 22 anos se consagrou ao conquistar o ouro no salto com vara, disputando marca a marca com o francês Renaud Lavillenie, e bateu o recorde olímpico ao passar os 6m3cm. Desde Los Angeles 1984 o Brasil não faturava uma medalha de ouro no atletismo masculino. Mas o garoto de Marília, no interior de São Paulo, teve de vencer muitas batalhas para chegar ao topo do Rio 2016.
Braz é um mais um Silva do Brasil
Thiago Braz da Silva foi criado pelos avós depois de o menino ser abandonado ainda pequeno. O tio Fabiano Braz, que também competia na modalidade, foi o grande responsável pelo início da carreira no atletismo. Para ganhar o mundo, o garoto teve ainda uma importante ajuda: a atual vice-campeã mundial Fabiana Murer e seu marido, o técnico Elson Miranda, acompanharam Thiago de perto quando ele decidiu deixar sua cidade natal. O esporte também reservou ao jovem um amor. Ele é casado com a atleta de salto em altura Ana Paula Oliveira, que não conseguiu vaga no Rio 2016.
Leia mais
Thiago Braz, sobre o rival francês: "Ele não fala comigo"
A hora de Fabiana Murer: saltadora tenta superar drama olímpico no Rio
Francês que perdeu ouro diz que foi desrespeitado pela torcida brasileira
Religioso, assim que garantiu o lugar mais alto no pódio afirmou:
– Agradeço muito a Deus por tudo, por esse momento.
Há quatro anos, Thiago foi campeão mundial júnior do salto com vara em 2012, um prenúncio do feito dos Jogos do Rio. No ano passado, outra conquista: o paulista bateu o recorde latino-americano, com 5m92cm.
Superar Lavillenie não era uma briga fácil de ganhar. O francês foi campeão em Londres 2012 e é o atual recordista mundial da modalidade, com 6m16cm. Mas Braz já havia saltado mais alto do que o rival no início deste ano. Em uma competição realizada na Alemanha, o brasileiro venceu. Outro sinal de que a vitória olímpica estava a caminho.
Antes da competição, nada de Vila Olímpica. Thiago ficou concentrado em Natal, no Rio Grande do Norte. A ideia era foco total nos Jogos. Parece que deu certo.