Não faltou emoção nas disputas do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A modalidade, que teve suas provas encerradas nesta terça-feira, foi protagonista de cenas inusitadas em seus 10 dias de duração. Relembre:
DANCINHA E MENSAGEM AMBIENTAL
David Katoatau foi sem dúvida uma das maiores figuras da Olimpíada. Com um sorriso largo no rosto, o atleta e porta-bandeira de Kiribati (país da Oceania) não conquistou uma medalha, mas arrancou gargalhadas do público com sua tradicional dancinha no Pavilhão 2 do Riocentro.
Segundo o atleta, em entrevista ao portal GloboEsporte.com, salvar a pequena ilha em que vive é seu principal objetivo. O Kiribati se localiza no Oceano Pacífico, entre o Havaí e a Austrália, e possui aproximadamente de 100 mil habitantes.
– Participar de uma Olimpíada é algo muito grande para o meu país. Acredito que as pessoas estejam muito orgulhosas de mim. Nós estamos sendo muito afetados pelas mudanças climáticas no mundo. Eu gostaria de dizer ao mundo: "Salve meu país!" – declarou.
Para conferir a dancinha de David Katoatau, clique aqui.
ALEGRIA QUE DUROU POUCO...
O finlandês Milko Olavi Tokola protagonizou uma cena inusitada na categoria até 75kg. Após ergueu 175kg na prova do arremesso do levantamento de peso e comemorou efusivamente a marca alcançada em sua terceira tentativa, inclusive gritando "Brasil!". Mas a alegria durou pouco...
... já que ele passou mal de tanto esforço e desmaiou, caindo do palco de competição. A equipe de Tokola foi rápida e o ajudou para não bater com a cabeça no chão. O atleta foi amparado e logo se recuperou. Ele deixou o local andando, mas não conquistou medalhas.
Para conferir a queda de Milko Tokola, clique aqui.
RECORDES QUEBRADOS
O que não faltou na edição desta Olimpíada foram quebras de recordes mundiais e olímpicos.
- Na categoria até 56kg, o chinês Qinquan Long ergueu 307 kg (137kg no arranco e 170kg no arremesso) e quebrou o recorde mundial da categoria.
- A chinesa Wei Deng conquistou o ouro na categoria até 63 kg, e bateu recorde mundial com uma total combinado de 262kg.
- Além do ouro na categoria até 105kg, o usbeque Ruslan Nurudinov levantou 431kg no total, com 194kg no arranco e o recorde mundial do arremesso, de 237kg.
- Na categoria acima de 105kg, a prova foi vencida pelo georgiano Lasha Talakhadze, que totalizou 473kg, sendo 215kg no arremesso e 258kg no arranco. Porém, os novos recordes mundial e olímpico no arremesso foram superados pelo iraniano Behdad Salimi que levantou 216kg.
FRATURA GRAVE
Mas nem tudo são flores na modalidade. Há quem diga que o esporte é um dos mais perigosos pelas repetitivas lesões. Na edição do Rio 2016, o armênio Andranik Karapetyan, de 20 anos, teve uma enorme infelicidade na disputa da categoria de 77kg.
Em sua segunda tentativa da prova do arremesso, o atleta quebrou o braço esquerdo enquanto levantava 195 kg e precisou ser retirado imediatamente da disputa. Karapetyan foi levado à ambulância de plantão do do Riocentro e, de lá, foi removido a um hospital.
Para assistir ao momento de fratura, clique aqui.
*ZHESPORTES