O ciclista brasileiro Kleber Ramos foi desclassificado dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 depois de cair no exame antidoping. O atleta de 30 anos testou positivo para CERA – droga que é a terceira geração da eritropoietina (EPO), substância que aumenta a produção dos glóbulos vermelhos no sangue e, assim, potencializa a capacidade de transporte de oxigênio. Consequentemente, isso causa um aumento da produção de energia aeróbica e a melhora de desempenho.
Realizado no fim de julho, o teste surpresa feito com o paraibano teve seu resultado divulgado na semana passada. Kleber anunciou que não vai apelar da decisão e aceitou sua suspensão provisória. O atleta foi desclassificado e excluído dos Jogos. A União Internacional de Ciclismo (UCI) será responsável por definir a punição do atleta.
Leia mais
Em quais modalidades o Brasil fez história no Rio 2016
As contradições e evidências que mostram que Ryan Lochte mentiu sobre roubo
Imprensa americana repercute reviravolta em caso de roubo de nadadores: "Mentirosos olímpicos"
Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou que os exames foram realizados fora de competição, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, quando o ciclista ainda não integrava a delegação brasileira.
"Aguardamos o julgamento definitivo do atleta por parte da Federação Internacional da modalidade antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira reiteram a tolerância zero com o doping no esporte", disse Roberto Nahon, chefe-médico da Missão Brasileira no Rio 2016, no comunicado.
O atleta participou do ciclismo de estrada, no dia 6 de agosto, mas não completou a prova.
* Com informações da AFP