Uma pesquisa do instituto Datafolha, feita entre os dias 14 e 15 de julho, revela que 50% dos brasileiros são contra a realização da Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro. O percentual dobrou em comparação ao levantamento feito em junho de 2013, quando 25% dos brasileiros se diziam contrários aos Jogos no Rio. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a pesquisa, o maior número de opiniões contrárias à realização está nas regiões Sul e Sudeste, entre pessoas com mais instrução e com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos. Cidadãos do Norte e do Nordeste e jovens são os que demonstram maior apoio à realização do evento.
Leia mais
Após atentado em Nice, Brasil revê medidas de segurança da Olimpíada
Quatro pessoas ligadas ao terrorismo tentaram se credenciar
Como assistir à Olimpíada pela televisão
O Datafolha apontou ainda que 63% acreditam que o evento trará mais prejuízos do que benefícios para os brasileiros em geral. A avaliação é menos negativa entre os moradores da cidade do Rio. Para 47% dos cariocas, os Jogos trarão mais prejuízo do que benefícios. Quanto ao interesse nos Jogos, a pesquisa de 2013 mostrou 35% de pessoas muito interessadas no evento. Agora, o índice caiu para 16%. A taxa dos que afirmaram não ter nenhum interesse saltou de 28% para 51%.
O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.