Um dia antes de chegar a Porto Alegre para o lançamento de "6/0 Dicas do Fino – Ensinamentos práticos de um campeão do tênis para melhorar seu jogo", seu segundo livro, o ex-tenista Fernando Meligeni falou por telefone com a reportagem de ZH. Descontraído em muitos momentos, o hoje comentarista de tênis dos canais ESPN falou sério também. Assim, cravou aquela que considera a melhor formação para o Brasil na Copa Davis.
– Temos Rogerinho (Dutra Silva), Thomaz (Belluci) e temos a dupla (Marcelo Melo e Bruno Soares), que é uma das mais fortes. Está muito fácil de ser convocada. Não tem muito o que inventar. Antes o Feijão estava bem, agora deu uma caída, então vai ter que esperar um pouco – opinou. – O Thiago (Monteiro) está voltando com tudo, mas não dá para olhar só para um cara como fizemos com o Thiago Fernandes, Fernando Romboli... eu prefiro ir com calma.
Leia mais:
Nadal dá troco em Verdasco e avança às quartas em Indian Wells
Meligeni também preferiu ser prudente quanto à expectativa depositada sobre a parceria Marcelo Melo e Bruno Soares. Os dois vivem grande fase no circuito e são esperanças de medalha para o país na Olimpíada. O medalha de ouro no Pan de Santo Domingo, porém, lembra que outras duplas também chegam fortes no Rio.
– (Bruno e Marcelo) têm chance. Não é certo (que ganharão medalha) como todo mundo está falando, tem parcerias como Wawrinka e Federer (Suíça), Cabal e Farah (Colômbia), tem os franceses, espanhóis, Djokovic, mas vamos torcer.
Ao falar do novo livro, com 60 dicas para tenistas de todos os níveis, Meligeni explicou a razão para o uso da barra entre os numerais (6/0). Segundo ele, o nome é uma brincadeira com o placar mais elástico que pode ser conseguido em um set no tênis. Se o placar 6/0 traz a ele mais boas ou más lembranças, Fininho, como é apelidado, não titubeou:
– Com certeza mais más lembranças (risos). Eu tomei muita porrada no começo da carreira, então é por isso que eu tive essa vontade de ajudar. Quando comecei, eu era tipo essa garotada que joga a Copa Gerdau – disse.
Apesar das derrotas, Meligeni é um dos maiores tenistas da história do país. Em sua carreira, derrotou nomes como Pete Sampras, David Nalbandian, Carlos Moyá, Andy Roddick, Patrick Rafter, Alex Corretja, entre outros.
*ZHESPORTES