A pressão do PRB, partido do ministro do Esporte George Hilton, para substituir o secretário-executivo da pasta, Ricardo Leyser Gonçalves, deu certo. Nesta terça-feira, o anúncio da exoneração de Leyser foi publicado no Diário Oficial da União. Ele era considerado como o quadro mais técnico entre os dirigentes da pasta e trabalhava com o esporte desde 2003. Será subtituído por Marcos Jorge Lima, ex-superintendente de Pesca e Aquicultura e ex-secretário de Estado de Cultura de Roraima.
Lima é presidente regional do partido de Hilton. Ele ainda não foi nomeado oficialmente. Há algum tempo o PRB exercia pressão sobre o Planalto para substituir Leyser, nome ligado ao PC do B, sigla que comandou o Esporte de 2003 até o fim do ano passado.
Leyser trabalha na pasta desde 2003. Entre 2009 e 2014, foi secretário nacional de esporte de alto rendimento. No início do ano, com a chegada de Hilton e do PRB, foi realocado para a secretaria executiva, onde era um dos principais responsáveis pela organização dos próximos Jogos Olímpicos.
A saída de Leyser fecha o ciclo de quadros técnicos, com forte ligação com o esporte, no Ministério. No início do ano, Ricardo Trade, que foi CEO da Copa do Mundo e era secretário de alto rendimento, deixou a pasta para assumir cargo na Confederação Brasileira de Vôlei. Foi substituído por Carlos Geraldo, outro nome do PRB sem forte ligação com o esporte.