Sede do futebol na Olimpíada Rio 2016 em São Paulo, a Arena Corinthians será cedida de graça pelo clube paulista ao comitê organizador dos Jogos. Em contrapartida, o Timão terá - também sem custo algum - o Pacaembu à disposição para mandar jogos do Campeonato Brasileiro enquanto seu estádio estiver ocupado.
A "oferta" ao Corinthians foi feita pela prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira, durante o evento que oficializou a capital paulista e o estádio alvinegro como sedes do futebol masculino e feminino no Rio 2016. O Corinthians ainda não divulgou se aceitará a proposta.
- Durante a Olimpíada, o Pacaembu poderá ser utilizado para treinamento de delegações, e também gratuitamente pelo Corinthians para sediar suas partidas, já que ofereceu de graça o estádio para a Olimpíada - disse Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação na cidade de São Paulo.
Atualmente, se o Corinthians tivesse de arcar com o aluguel do Pacaembu, teria de gastar entre R$ 30 mil a R$ 80 mil. O valor varia de acordo com a renda da partida.
Ainda há um impasse sobre a data de "entrega" do Arena Corinthians ao Comitê Organizador Rio 2016. Segundo Jatene, isso deverá acontecer entre 10 e 15 dias antes do primeiro jogo no estádio, marcado para o dia 3 de agosto. Assim, o Corinthians poderá ficar sem sua casa por aproximadamente um mês, já que o último jogo está marcado para o dia 19 de agosto de 2016.
No entanto, a "devolução" do estádio pode ser colocada ainda mais à frente. Atualmente, 10 jogos da Olimpíada estão marcados para a Arena Corinthians, sendo os mais importantes uma semifinal masculina e o duelo válido pela medalha de bronze no torneio feminino. Porém, o secretário Celso Jatene deixou no ar a possibilidade de um 11º jogo, justamente uma das disputas das medalhas de ouro - ele não especificou se era da competição masculina ou feminina.
- Poderemos ter um 11º jogo, devido à questão da utilização dos estádios no Rio para a cerimônia de encerramento. Mas isso será conversado mais à frente - falou Jatene.
*LANCEPRESS