Com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, com a melhor campanha da história, deixando para trás Canadá, 2º colocado com 168 pódios, e Estados Unidos, 3º com 135. Esta é a terceira vez consecutiva que o país lidera o quadro de medalhas da competição continental.
- Mais do que a vitória, esses números mostram um crescimento consistente. De 15 modalidades disputadas, o Brasil terminou em primeiro em 10. Além disso, é possível notar um processo de renovação: em Guadalajara 19% das medalhas foram conquistadas por atletas abaixo dos 23 anos. Em Toronto foram 21,9%. Temos mais atletas jovens e conquistando mais medalhas - disse o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
Brasil tem delegação recorde nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto
Em oito dias de competições, 1608 atletas de 28 países disputaram 15 modalidades em Toronto. Eles derrubaram 239 recordes da competição, 70 recordes das Américas e 10 recordes mundiais. A delegação brasileira no Canadá contou com 271 atletas, 23 acompanhantes (atleta-guia, calheiro, goleiro e piloto) e 159 profissionais técnicos, administrativos e de saúde.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, enviou uma carta ao presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, elogiando a campanha brasileira em Toronto.
Nalbert visita Santa Maria para falar sobre os Jogos Olímpicos
Confira a íntegra da carta:
Estimado Presidente e Amigo Andrew,
O Comitê Olímpico do Brasil vem, pelo presente, parabenizar Vossa Senhoria e o Comitê Paralímpico Brasileiro pelo magnífico resultado obtido nos Jogos Parapan-americanos de Toronto, realizados no período de 7 a 15 de agosto de 2015, no Canadá.
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Parapan-americanos com a melhor campanha da história, graças ao talento, superação e excelente preparação dos atletas paralímpicos brasileiros, aliados ao grande trabalho conjunto desenvolvido por toda comissão técnica e o CPB.
A liderança no quadro de medalhas, pela terceira vez consecutiva, bem como a quebra de recordes, tanto das Américas quanto mundiais, consolida a nossa total confiança no sucesso a ser alcançado pela delegação paralímpica nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Em nome do Comitê Olímpico do Brasil e em meu próprio, solicito estender os nossos efusivos cumprimentos aos atletas paralímpicos e toda comissão técnica.
Saudações Olímpicas,
Carlos Arthur Nuzman
Nuzman mostra contrariedade ao ser questionado sobre poluição das águas no Rio
*ZHESPORTES
Só elogios
Nuzman parabeniza campanha da equipe brasileira paralímpica em Toronto
O Brasil liderou o quadro de medalhas pela terceira vez consecutiva
GZH faz parte do The Trust Project