
O técnico português Paulo Bento foi desligado da seleção do Emirados Árabes nesta quarta-feira (26). A decisão da Federação de Futebol do país foi comunicada poucas horas após vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte.
Com o resultado, se manteve viva a esperança da equipe em buscar uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Não foram divulgadas informações sobre o que motivou a demissão.
A vitória, conquistada graças a um gol nos acréscimos, deixou os Emirados com 13 pontos, ocupando o terceiro lugar do Grupo A, quatro pontos atrás do Uzbequistão, vice-líder.
Apenas os dois primeiros colocados garantem classificação direta para o torneio, sediado nos Estados Unidos, Canadá e México. Já as seleções que terminarem em terceiro e quarto lugar ainda terão uma chance por meio da repescagem.
Histórico
Paulo Bento, 55 anos, assumiu o comando da seleção dos Emirados em julho de 2023, após a saída do argentino Rodolfo Arruabarrena.
Durante a passagem pela seleção asiática, o treinador português acumulou 14 vitórias, seis empates e seis derrotas.

Antes disso, levou a Coreia do Sul às oitavas de final da Copa do Mundo de 2022 e conduziu Portugal à semifinal da Eurocopa de 2012. Ele também teve uma rápida passagem pelo Cruzeiro em 2016.
A demissão acontece em um momento decisivo para os Emirados Árabes. O próximo compromisso nas Eliminatórias, em busca da vaga na Copa, acontece no dia 5 de junho, contra o Uzbequistão, em casa.