Thiago Monteiro teve a chance de fechar com 6 a 5 no tie-break no terceiro set e não aproveitou. O veterano Richard Gasquet emplacou três pontos seguidos e superou o brasileiro, de virada, na estreia do ATP 250 de Metz, na França, em dura batalha de três sets, com vitória por 4/6, 6/4 e 7/6 (8/6) após duas horas e 21 minutos de jogo.
O resultado amplia a sequência de tropeços de Thiago Monteiro, que desde setembro, quando parou nas quartas do Challenger de Waltersdorf, na Áustria, não consegue passar da estreia e já despencou para 100º no ranking da ATP. Ele caiu no primeiro jogo em Lisboa, no Aberto da Europa e agora, em Metz, além de não ir além das classificatórias na Basileia e na Bratislava.
Nesta segunda-feira, o brasileiro começou melhor a partida e, depois do 4 a 4, quebrou e sacou para fechar e abrir 1 a 0 com 6/4 no set. O confronto continuou equilibrado e sem quebras até 5 a 4 no set seguinte, quando Gasquet aproveitou a primeira chance no saque de Monteiro e devolveu os 6 a 4.
O terceiro e decisivo set foi igual até 6 a 6 e a decisão acabou no tie-break. Monteiro largou bem, com 2 a 0, mas não sustentou, levando a virada para 4 a 2. Não se abateu e teve a chance de fechar com 6 a 5, mas não aproveitou. Gasquet mostrou-se mais concentrado jogando em seu país e com três pontos seguidos, fechou com 7/6 (8/6).
Nas oitavas de final, nesta terça-feira, Richard Gasquet pegará o oitavo cabeça de chave, o norte-americano Alex Michelsen, que fará sua estreia na competição. Outros favoritos jogaram nesta segunda, com destaque para o triunfo do alemão Jan-Lennard Struff, sétimo favorito, sobre o cazaque Alexander Shevchenko, com parciaide 3/6, 6/4 e 6/4. Sexto cabeça, o espanhol Pedro Martínez caiu diante do francês Pierre-Hugues Herbert, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7/4).
Laura Pigossi perde em simples e vence nas duplas em Cáli
Segunda melhor jogadora do Brasil no ranking feminino, na 130ª posição, a paulista Laura Pigossi viveu uma segunda-feira de altos e baixos. Cabeça de chave número 6 do WTA 125 de Cáli, na Colômbia, ela foi derrotada pela argentina Jazmin Ortenzi, 289ª do mundo, com parciais de 6/3 e 6/1 em apenas uma hora e 22 minutos de partida.
Horas após eliminação na chave de simples, Pigossi voltou à quadra para a estreia nas duplas. Ela e a argentina Julia Riera superaram a também argentina Martina Taborda e a colombiana Yuliana Lizarazo por 6/4 e 7/6 (7-1) e se classificaram para as quartas de final. As próximas adversárias serão a espanhola Alicia Herrero e a argentina Melany Krywoj, cabeças de chave 3.