O Brasil encerrou sua participação no Campeonato de la República de levantamento de peso, em Bariloche, na Argentina, com excelentes desempenho de Matheus Pessanha e Mateus Catanhede.
Nesta sexta-feira (29), Pessanha conquistou os índices para disputar os Campeonatos Pan-Americano e Mundial Sub-20 de 2025, sem muito esforço: estabeleceu as marcas de 160 kg no arranco, 200 kg no arremesso e 360 kg no total, na categoria para atletas até 102 kg.
— A gente não tinha a previsão de fazer muito pesado nessa competição. Infelizmente, acabei errando as últimas duas pedidas no arranco, mas não importou tanto, por ser uma competição mais tranquila. E no arremesso, fizemos o que estava em mente, para estabelecer o índice — comentou Pessanha, após a prova.
Já Catanhede, na categoria até 109 kg, levantou 140 kg no arranco, 172 kg no arremesso – novo recorde nacional sub-20 – e 312 kg no total, garantindo o índice para o Pan-Americano Sub-20.
Por ser uma competição nacional da Argentina, os brasileiros atuaram como convidados e não entraram na disputa por medalhas. Mas, se pudessem, os sete atletas, todos da categoria sub-20, estariam com medalhas no peito, entre os três primeiros de suas faixas de peso, em um evento que era aberto a todas as categorias.
Na Copa da Amizade, para premiar os melhores resultados entre os países participantes – Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai –, os brasileiros ficaram com o troféu, acima inclusive dos donos da casa.