A temporada 2024/2025 da NFL já passou da metade e, além das equipes que vão chegar aos playoffs, as atenções começam a se voltar para quem será eleito o MVP — jogador mais valioso. O atual vencedor é o quarterback Lamar Jackson, do Baltimore Ravens, que vem desempenhando bem e é um dos candidatos a vencer novamente.
O prêmio de MVP geralmente é entregue a um quarterback. Desde que ele começou a existir, em 1961, apenas 18 jogadores de outras posições receberam. A última vez foi em 2012, quando o running back Adrian Peterson, do Minnesota Vikings, foi o vencedor.
Desde então, apenas quarterbacks foram eleitos. Mas a versatilidade é cada vez mais exigida na posição. Não basta apenas passar bem a bola. Saber se movimentar pelo campo e ganhar jardas com as pernas é fundamental. Por isso, Jackson já venceu duas vezes e está entre os candidatos desde que ingressou na NFL.
A temporada do quarterback dos Ravens é acima da média. Ele já passou para 2.669 jardas, soma 24 touchdowns e tem apenas duas interceptações. Correndo com a bola, Jackson tem 538 jardas e dois touchdowns. Além do desempenho individual, o quarterback está liderando sua equipe a uma boa campanha, com sete vitórias e três derrotas.
Veja outros candidatos ao prêmio de MVP
Josh Allen
O quarterback do Buffalo Bills — com campanha 8-2 — está jogando bem e passando mais segurança quando está com a bola. Foram apenas quatro interceptações na temporada, além de 17 touchdowns lançados. Allen totaliza 2.281 jardas aéreas. Correndo, ele tem 261 jardas e já entrou na end zone quatro vezes.
Patrick Mahomes
Esta não é nem de perto a melhor temporada da carreira de Mahomes, que é considerado o melhor quarterback da NFL na atualidade. Mesmo com esse título, isso não garante o prêmio de MVP. São 2.208 jardas passadas, 12 touchdowns e nove interceptações. O que joga a seu favor é a campanha invicta do Kansas City Chiefs, que venceu as nove partidas que realizou.
Jayden Daniels
Um novato vencer o prêmio de MVP é muito difícil. Apesar disso, ele não pode ser desconsiderado da conversa. A temporada de Daniels colocou o Washington Commanders em outro patamar. Um time de campanha negativa nos últimos anos agora está 7-3 na temporada. O quarterback tem 2.147 jardas, nove touchdowns e duas interceptações. Correndo, ele soma 464 jardas e três touchdowns.