O Mr. Olympia 2024 começa no dia 10 e vai até 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O principal campeonato de fisiculturismo do mundo reunirá grandes nomes do esporte em 11 categorias, além de uma feira de exposição com diversos produtos de musculação.
No primeiro dia, os competidores concederão entrevistas coletivas para a imprensa especializada. Nos dois dias seguintes ocorrem as competições, com pré-julgamento e depois as finais de cada uma das categorias.
Por fim, no dia 13 de outubro, será realizado o seminário dos campeões, no qual os vencedores de cada classe conversam com fãs e com a imprensa.
Veja a programação do Mr. Olympia 2024
10 de outubro
Conferência de imprensa (aberta ao público)
Local: Resorts World Las Vegas (The Olympia Pavilion);
Horário: a partir de 16h de Brasília (12h no horário local).
Meet the Olympians
Local: Resorts World Las Vegas (The Olympia Pavilion);
Horário: a partir de 0h de Brasília (20h no horário local).
11 de outubro
- Pré-julgamento;
- Fitness Olympia;
- 212 Olympia;
- Figure Olympia;
- Women's Physique Olympia;
- Ms. Olympia;
- Wellness Olympia.
Local: Las Vegas Convention Center (South Hall 1 & 3);
Horário: a partir de 13h30 de Brasília (9h30 no horário local).
Finais:
- Fitness Olympia;
- 212 Olympia;
- Figure Olympia;
- Women's Physique Olympia;
- Ms. Olympia;
- Wellness Olympia;
- Pré-julgamento da Mr. Olympia (Open Bodybuilding).
Local: Resorts World Theatre;
Horário: a partir de 22h de Brasília (18h no horário local).
12 de outubro
Pré-julgamento
- Classic Physique Olympia;
- Men's Physique Olympia;
- Bikini Olympia;
- Wheelchair Olympia (pré-julgamento e finais).
Local: Las Vegas Convention Center (South Hall 1 & 3);
Horário: a partir de 13h30min de Brasília (9h30 no horário local).
Finais
- Mr. Olympia (Open Bodybuilding);
- Men's Physique Olympia;
- Bikini Olympia;
- Classic Physique Olympia;
Local: Resorts World Theatre;
Horário: a partir de 23h de Brasília (19h no horário local).
13 de outubro
Seminário dos Campeões
Local: Resorts World Las Vegas (The Olympia Pavilion);
Horário: a partir de 15h de Brasília (11h no horário local).
Categorias do Mr. Olympia
Men's Open Bodybuilding (Mr. Olympia)
É a mais antiga e considerada a mais prestigiada do evento. O campeão dela leva o título de Mr. Olympia. Na Men's Open, não há limite de peso, e os competidores são julgados com base na simetria, proporção e definição muscular.
Nessa categorias estão os atletas mais relevantes da história do fisiculturismo, como os oito vezes campeões Lee Haney e Ronnie Coleman, além do ator Arnold Schwarzenegger, que venceu sete vezes. O atual campeão é o estadunidense Derek Lundsford.
Classic Physique
Adicionada em 2016, essa categoria é para fisiculturistas que querem focar em uma aparência mais clássica e esteticamente agradável. Os competidores são julgados em critérios semelhantes aos do Men’s Open, mas também em sua apresentação e poses.
O primeiro vencedor foi Danny Hester, depois Breon Ansley ganhou duas vezes seguidas. A partir de 2019, o canadense Chris Bumstead venceu todas as vezes. Em 2023, ele teve a disputa mais equilibrada, contra o brasileiro Ramon Dino, e a expectativa é de que em 2024 a narrativa seja a mesma.
212 Olympia
Essa categoria recebe esse nome por conta do limite de peso para competir. É permitido que cada competidor chegue a 212 libras (96kg), e eles são avaliados com base na simetria, proporção e definição muscular, mas com um limite de peso.
Nela, não existe nenhuma dominância de vencedores. David Henry foi o primeiro campeão em 2008, com Kevin English e Flex Lewis vencendo duas vezes cada em sequência. O atual campeão é Keone Pearson. Em 2014, o brasileiro Eduardo Correa foi o vice na categoria 212.
Men's Physique
Competidores que têm um físico mais magro e mais modelado participam dessa categoria. Em vez de serem julgados apenas pelo tamanho e definição, eles são avaliados também com base em sua presença de palco e apresentação geral. Desde 2013 em disputa, Brandon Hendrickson se destaca com três títulos, e o atual campeão é Ryan Terry.
Wheelchair Olympia
Categoria inclusiva para homens que utilizam cadeira de rodas. Foi oficialmente reconhecido como esporte pelo Congresso Internacional da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo) em 2008, e desde 2018 tem seu espaço garantido no Mr. Olympia. Em 2023, Karol Milewsky acabou com o domínio de Harold Kelley, que havia vencido disputas desde então.
Ms. Olympia
A primeira categoria feminina no torneio. Representa o mais alto nível de competição profissional para fisiculturistas femininas. Iris Kyle é a maior vencedora com nove títulos, seguida de Lenda Murray com sete. A avaliação é a mesma do Men's Open Bodybuilding. Andrea Shaw é a atual campeã.
Fitness Olympia
Nessa categoria, a competidora precisa ter uma combinação de desenvolvimento muscular, simetria e condição física, junto de uma rotina fitness que inclui elementos de dança, força, flexibilidade e endurance.
Ela existe desde 1995, e a maior campeã é Adela Garcia, da República Dominicana, com cinco títulos. Oksana Grishina é a atual campeã.
Figure Olympia
Introduzida em 2003, essa categoria oferece uma plataforma para mulheres que querem exibir uma forma física bem condicionada e muscular, mas menos extrema em termos de tamanho e definição muscular em comparação com as categorias de fisiculturismo ou fitness. Cydney Gillon é a atual vencedora e, desde 2017 domina a categoria, com sete conquistas.
Bikini Olympia
A competição começou em 2010 para mulheres que aspiram exibir uma forma física mais suave e menos muscular, porém ainda atlética e tonificada. A categoria coloca menos ênfase na massa muscular e mais na aparência geral, equilíbrio, forma e simetria do corpo.
As competidoras são julgadas com base em critérios como tom de pele, presença de palco, beleza facial e, claro, apresentação do biquíni. Jennifer Dorie é a atual campeã, enquanto Ashley Kaltwasser foi a que mais venceu, em três oportunidades.
Womens Physique Olympia
Criada em 2013 como uma nova categoria para mulheres que desejam mostrar mais massa muscular do que as competidoras de figure e bikini, mas menos do que as competidoras de bodybuilding. Sarah Villegas é a atual campeã, com Juliana Malacarne sendo a maior vencedora, com quatro títulos.
Wellness Olympia
Nesta categoria, a mais nova do torneio, o Brasil tem três títulos. Francielle Mattos venceu as três edições disputadas, de 2021 a 2023. Nela, as mulheres têm corpo com a massa corporal na região dos quadris, glúteos e coxas ligeiramente maior.