Carlos Alcaraz estreou em grande estilo no Masters 1000 de Paris, nesta terça-feira (29). Diante do chileno Nicolas Jarry, dono de golpes potentes, o número 2 do mundo mostrou paciência e categoria para superar os momentos de adversidade e fechar o jogo com 7/5 e 6/1 após uma hora e 32 minutos de partida.
Com as desistências de Jannik Sinner e do atual campeão Novak Djokovic, Alcaraz entrou em quadra sob holofotes, carregando total favoritismo para o torneio. Tinha sob suas costas a eliminação precoce de 2023, na qual caiu logo na segunda rodada, perdendo do russo Roman Safiullin.
Prometendo um fim de temporada em alto estilo, Alcaraz começou bem diante do 37º do mundo, quebrando e abrindo logo 3 a 0. Ainda salvou um break point no qual o chileno poderia encostar com 3 a 2 e apenas trocava pontos para fechar o primeiro set. Mas Jarry resolveu aprontar e devolveu a quebra quando o espanhol sacava para fechar em 6 a 3. O favorito mostrou forças para quebrar novamente e fechar a parcial em 7 a 5.
Jarry voltou afobado no segundo set e desperdiçando oportunidades. Foram dois breaks para largar com 1 a 0 não aproveitados. Com 1 a 1, novamente não aproveitou a chance de superar o saque do espanhol ao mostrar precipitação. Acabou quebrado a seguir e viu Alcaraz logo abrir 4 a 1.
O chileno já não escondia a irritação, reclamando a cada bola mal batida e dos tantos saques para fora. Diante de um oponente agressivo, falhou em tentativa de cruzada e permitiu novo break ao espanhol. Mandou para fora e viu Alcaraz encaminhar a vitória ao fazer 5 a 1. Fechou no primeiro match point com erro do rival.
De Minaur, Rune e Tsitsipas avançam
O australiano Alex de Minaur, nono cabeça de chave, também largou bem, superando o argentino Mariano Navone pelos mesmos 7/5 e 6/1 de Alcaraz. Nesta quarta, pela segunda rodada, ele terá pela frente o o sérvio Miomir Kecmanovic. Já o dinamarquês Holger Rune, 13º favorito, avançou com duplo 6/4 sobre o italiano Matteo Arnaldi e agora encara o cazaque Alexander Bublik.
Décimo favorito, o grego Stefanos Tsitsipas também se garantiu na terceira jornada ao superar o chileno Alejandro Tabilo com parciais de 6/3 e 6/4 e agora vai enfrentar o argentino Francisco Cerúndolo, que venceu o russo Andrey Rublev, oitavo pré-classificado, por 7/6(7-5) e 7/6 (8-6).
Outros cabeças de chave eliminados
Cabeça 12, o polonês Hubert Hurkacz era amplo favorito diante do norte-americano Alex Michelsen e não se encontrou em quadra, caindo com fáceis 6/1 e 6/3. Outro tenista dos EUA a jogar, Frances Tiafoe também se despediu na estreia. O 14º cabeça levou a virada do francês Giovanni Mpetshi Perricard, parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (4/7) e 3/6.
Número 16 em Paris, o italiano Lorenzo Musetti foi derrotado pelo bom alemão Jan-Lennard Struff em sets diretos: 6/4 e 6/2.